Trabalho e Formacao

Candidatos são desclassificados por usar celular dentro da sala no Enem

Alguns deles tiraram fotos dos cartões de prova. MEC encaminhou os nomes à Polícia Federal

postado em 03/11/2012 14:28

Foram postadas fotos do cartão de de respostas em rede socialEm algumas regiões do país candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram desclassificados no primeiro dia de prova (3/11) por usar celulares dentro da sala de aula. Alguns deles tiraram fotos dos cartões das provas e postaram em redes sociais. O Ministério da Educação (MEC) encaminhou à Polícia Federal os nomes desses candidatos.

Antes de entrar nos locais de prova, todos os estudantes recebem sacolas plásticas para colocar materiais que não podem ser usados dentro da sala, como lápis, lapiseira, relógio, óculos escuros e celular. No fim do dia o Ministério da Educação (MEC) divulgará balanço de quantos candidatos foram desclassifcados e em quais regiões.

Regras
Para não correrem risco de desclassificação, os candidatos precisam ficar atentos às regras. Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas, só permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.

Documentos
Para fazer as provas não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas é preciso levar documento de identidade original com foto, como os seguintes:

- Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Certificado de Reservista:
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação com foto

Eliminação

O candidato pode ser eliminado por fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participant; usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; e por deixar a sala de provas antes de duas horas de duração do exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação