Trabalho e Formacao

Enem é chance de recomeço para quem terminou ensino médio há muitos anos

postado em 04/11/2012 12:59
A chegada ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 neste domingo (4/11) foi tranquila. O hoteleiro Alexandre Sousa, 37 anos, está preocupado com a parte de matemática, tema no qual ele tem dificuldade. É a primeira vez que ele faz o Enem e tem o objetivo de fazer o curso superior em turismo numa universidade pública.

Ele saiu do Brasil há 17 anos para trabalhar em Portugal assim que terminou o ensino médio. Alexandre voltou este ano e resolveu fazer o Enem. Ele conta que não teve nenhuma preparação anterior e achou que a prova seria mais fácil. "Acho que hoje será ainda mais difícil, porque tenho dificuldade em matemática", afirma.

Novos candidatos
Já para Amanda Barroso, 17 anos, aluna do 3; ano do ensino médio, o exame foi mais fácil em comparação com o vestibular. "Acho que isso se deve ao fato de que o Brasil inteiro faz a prova", opina.Ela pretende cursar o ensino superior em São Paulo ou Fortaleza, por isso recorreu ao Enem. Para se preparar, leu muito e procurou se informar em jornais.

Adhamys Kheyzy, 19 anos, se destaca dos demais candidatos. O estudante pintou o cabelo de verde com a esperança de melhorar o rendimento na prova e diz que só vai tirar a tinta quando passar para medicina. "O cabelo verde é para me estimular a estudar mais", explica.

Atrasados
Com o fechamento dos portões às 13h em ponto, alguns candidatos perderam o segundo dia de provas por poucos minutos. Foi o caso do estudante Juan Cortes, 14 anos, que mora em São Sebastião. O rapaz se inscreveu no exame para treinar. "Eu fiz mais por experiência. Infelizmente, não deu", conta.

Morador de Ceilândia Norte, Luis Felipe Santana Santos pretendia usar o Enem para conseguir a faculdade de matemática, mas chegou ao local de provas com três minutos de atraso. "O ônibus demorou e o motorista veio devagar", lamenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação