Trabalho e Formacao

Tema da redação do Enem será imigração para o Brasil no século 21

postado em 04/11/2012 14:30

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, que cairá na prova deste domingo (4/11): será o movimento imigratório para o Brasil no século 21. Os alunos farão também as 90 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Hoje, o exame será mais longo, terá cinco horas e meia de duração.

Às 20h, o Eu, Estudante transmitirá a correção dos provas do segundo dia ao vivo. Professores do curso preparatório Alub vão comentar as questões e falar sobre o tema da redação.


Este ano a correção da redação será diferente e os candidatos terão acesso ao espelho da correção. Assim como nas edições anteriores, a redação será corrigida por dois corretores, de maneira independente. A diferença agora é que, caso haja divergência na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro especialista. Antes, o terceiro profissional só era consultado quando a diferença entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.

Outra mudança que ocorreu este ano é que será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Essa banca será responsável por atribuir a nota final ao participante.

A pontuação máxima que o candidato pode atingir é 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. Cinco competências serão avaliadas por eles. São elas:

1. domínio da língua portuguesa
2. compreensão do tema proposto
3. capacidade de selecionar e organizar ideias
4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

5. elaboração de proposta para o problema abordado

O mesmo padrão de divergência vale para cada competência avaliada. Caso a diferença entre as notas dos avaliadores em uma competência for superior a 200, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.


Desclassificação
O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação