Trabalho e Formacao

OAB abre inscrição para 9º Exame da Ordem

Os candidatos devem aderir ao processo seletivo até o dia 26 de novembro

postado em 12/11/2012 13:09
Estão abertas as incrições para o 9; Exame de Ordem Unificado, a prova nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que avalia os conhecimentos dos bacharéis em direito e concede a eles o direito de trabalhar como profissionais da área jurídica.

As inscrições para a primeira fase são feitas via internet nos sites da e da, instituição que realiza a prova, e podem ser feitas das 14h desta segunda-feira (12/11) até a 0h do dia 26 de novembro no horário de Brasília, observando-se o horário brasileiro de verão.

O exame é composto por duas fases, uma objetiva e outra subjetiva. Segundo o edital, divilgado pelo Conselho Federal da OAB, a primeira fase é composta por 80 questões que abrangem as disciplinas obrigatórias do currículo de direito. Além disso, são cobrados conhecimentos sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, o regulamento geral da instituição e o código de ética da categoria.

A primeira etapa da avaliação vai ser realizada no dia 16 de dezembro de 2012. A prova tem 5h de duração. Os locais de provas devem ser divulgados no dia 10 de dezembro.

A segunda etapa, composta por questões subjetivas, que deve ocorrer no dia 24 de fevereiro do ano que vem, também com 5h de duração.

O Exame de Ordem pode ser feito por bacharéis em direito formados em uma instituição regulamente credenciada no Ministério da Educação (MEC). Podem ainda fazer a prova os estudantes que já terminaram os estudos, mas só precisam colar o grau para obter o diploma, e os alunos do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8;, IV, da Lei 8.906/1994.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação