Trabalho e Formacao

Incerteza e tensão às vésperas do PAS

A cinco dias da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada, escolas e alunos afirmam que, mesmo cumprindo todos os requisitos do Cespe, ainda não tiveram a inscrição homologada

postado em 12/12/2012 08:00
"

Mandei os documentos e nada. Entro no site todos os dias e não tenho resposta. Ligo na central de atendimento e eles dizem que meu cadastro está feito, mas, se não for homologado, minha prova não será corrigida. Estou muito preocupadaA prova para a etapa mais importante do Programa de Avaliação Seriada (PAS) será realizada em cinco dias. Não bastasse a tensão que o exame provoca, alguns alunos ainda se preocupam se a inscrição deles será homologada. Eles pagaram o cadastro para a 3; etapa dentro do prazo previsto em edital, mas, quando acessam o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), obtêm a seguinte informação: ;Pagamento efetuado/inscrição em homologação; (veja ao lado). A organizadora garante que esse tipo de caso só ocorre quando a escola não confirmou o cadastro do aluno na instituição ou quando o candidato se equivocou na hora da inscrição.

Em caso de erro, são exigidos documentos para reverter o quadro. A organizadora garante que todos os que entregaram a papelada para comprovar matrícula regular na escola e que estão em fase de homologação terão a inscrição assegurada. Porém, os que não conferiram ou que ainda têm pendência devem ficar atentos e entrar em contato com a central de atendimento do Cespe pelo número 3448-0100. Cada estudante deve digitar o CPF para verificar a situação de cadastro.

Escolas e concorrentes alegam já ter feito todos os procedimentos possíveis para ter a inscrição homologada. A reclamação deles é de que a própria organizadora não conclui o processo. Letícia Rosa dos Santos, 17 anos, fez o que a central de atendimento pediu, mas continua com a incerteza se a inscrição será validada. ;Mandei os documentos e nada. Entro no site todos os dias e não tenho resposta. Ligo na central de atendimento e eles dizem que meu cadastro está feito, mas, se não for homologado, minha prova não será corrigida. Estou muito preocupada;, afirmou a estudante do 3; ano do ensino médio do Colégio Rogacionista, no Guará.

A escola afirma ter cumprido todas as etapas dentro do prazo determinado. Além de ter declarado que os alunos estão matriculados, mandou e-mails para o Cespe na esperança de saber o que ocorreu. Nas mensagens, o centro alega somente que passará a demanda para o setor responsável. Hoje, 11 alunos do Rogacionista aguardam a definição.

No Centro Educacional Católica de Brasília, o problema se repete. De acordo com o coordenador do ensino médio, Giuliano Bitencourt, os erros ocorreram nas três etapas. ;A inscrição só é homologada quando o Cespe envia a lista dos estudantes para a escola. O nome de vários deles não aparecia no sistema;, contou. O problema ocorreu com 90 alunos. A escola ligou para todos e pediu que inserissem os documentos necessários no sistema. ;Nós fizemos isso, as famílias fizeram e ainda não consta na página deles a homologação. Não temos nada que comprove isso;, lamentou o coordenador.

Ontem, ele atendeu três alunos que enviaram, na semana passada, CPF, identidade e declaração de escolaridade para confirmar o cadastro, mas ainda estão inseguros. ;Falei para eles irem ao Cespe. Assim, eles pegam um protocolo de recebimento e, se der qualquer problema, têm como provar que entregaram o que é exigido. Mesmo assim, é uma tensão a mais para eles;, completou Bitencourt.

Procedimentos

O Cespe informou que o cadastro é automático no sistema. A escola só deve confirmar se o aluno está matriculado e a inscrição será homologada. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, ;após a confirmação do pagamento da taxa, os dados do candidato são enviados para a escola cadastrada para que sua inscrição seja homologada. Caso o aluno não tenha a inscrição homologada, deverá procurar a Secretaria de sua escola ; cadastrada no programa ; para que esta efetue a homologação e seja emitido o comprovante de inscrição no PAS ; Subprograma 2010;.

O candidato também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Cespe/UnB presencialmente ou pelo e-mail sac@cespe.unb.br. Os documentos a serem apresentados são: carteira de identidade, CPF e a declaração escolar que comprove a regularidade na série correspondente em 2012.

Para os alunos de escola pública, a homologação ocorrerá automaticamente a partir do número de matrícula informado pelo candidato no momento da inscrição. A organizadora ressalta que, caso o candidato não tenha a inscrição homologada até a data da prova, ele poderá participar dos testes normalmente. ;Neste caso, ele receberá, no dia da prova, um formulário que deverá ser preenchido e devolvido, com os documentos listados no formulário, na Central de Atendimento do Cespe/UnB no prazo de cinco dias úteis;, diz a nota.

A prova da 3; etapa do PAS será aplicada em 16 de dezembro, às 13h. Estão abertas 2.092 vagas em 96 cursos de graduação da UnB. Entre elas, 305 são para o sistema de cotas. A reserva é destinada a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e de baixa renda, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013.

Fique atento

; Para que a inscrição seja homologada, os alunos devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Cespe/UnB, presencialmente ou pelo e-mail sac@cespe.unb.br. Eles devem apresentar: carteira de identidade, CPF, além de declaração escolar.

; Segundo o Cespe, só é necessário enviar os documentos para as inscrições nas quais houve erro.

; O procedimento pode ser realizado até o dia da prova. O prazo é para as escolas que ainda não homologaram o processo e para os candidatos que precisarão entregar os documentos ao Cespe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação