Trabalho e Formacao

Medicina e nutrição são os cursos mais disputado do PAS

Medicina tem a maior demanda no Sistema Universal, com 27,93 inscritos por vaga. A maior procura no Sistema de Cotas é para nutrição, com 35 por vaga

postado em 12/12/2012 11:20

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou, nesta quarta-feira (12/12) o total de inscritos na 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), além da demanda de candidatos por vaga. São 11.792 estudantes, que vão concorrer a 2.092 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, em 96 cursos. Do total, 305 vagas são reservadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As outras 1.787 vagas são para o Sistema Universal.

A prova da 3; etapa do PAS será aplicada no próximo domingo (16/12), às 13h. A consulta aos locais de prova está disponível no site

O curso com maior demanda do Sistema Universal é medicina, com 27,93 candidatos por vaga. A segunda maior demanda é para o curso de engenharia civil diurno, com 18,06 candidatos por vaga. Em seguida, os cursos que também tiveram demanda elevada são direito diurno (15,62), arquitetura e urbanismo (13,76) e psicologia diurno (13,57). Todos são oferecidos no câmpus Darcy Ribeiro.

Ainda pelo Sistema Universal, os maiores índices de concorrência nos demais câmpus da UnB foram registrados nos cursos de fisioterapia (6,95), do câmpus de Ceilândia, e gestão ambiental diurno (2,24), do câmpus de Planaltina. No câmpus do Gama, os candidatos concorrem ao curso de engenharia, cuja demanda é de 3,85 inscritos por vaga, com opção, ao longo do curso, para engenharia aeroespacial, engenharia automotiva, engenharia de energia, engenharia eletrônica e engenharia de software.

Cotas

No Sistema de Cotas para Escolas Públicas, estão inscritos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio nessas instituições. Eles puderam se inscrever, ainda, como membro de família de baixa renda e autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

Das cotas para candidatos de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam negros, pardos ou indígenas, a maior concorrência é para o curso de nutrição diurno do câmpus Darcy Ribeiro, com 35 inscritos por vaga. Para esse grupo de cotas, são reservadas 168 vagas, que estão distribuídas em todos os cursos.

O curso de pedagogia diurno do câmpus Darcy Ribeiro é o de maior demanda, com 23 inscritos por vaga, entre os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam negros, pardos e indígenas. Esse grupo de cotas oferece oito vagas em seis cursos.

Há ainda 124 vagas em 95 cursos para candidatos com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, cuja maior demanda é para o curso de nutrição diurno (28), do câmpus Darcy Ribeiro. Além disso, foram oferecidas cinco vagas em três cursos aos candidatos com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam negros, pardos ou indígenas, cuja demanda é a mais alta para o curso de engenharia do câmpus do Gama (16,33).

Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe, de segunda a sexta, das 9h às 19h, no câmpus Darcy Ribeiro, ou pelo telefone (61) 3448-0100.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação