Trabalho e Formacao

Exame da OAB ocorre no domingo com mais de 5 mil inscritos no DF

postado em 14/12/2012 18:13

Mais de 11 mil estudantes de direito vão fazer a primeira fase do IX Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no domingo (16/12). A prova vai ser aplicada em todo o país, e é organizada pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getulho Vargas (FGV).

Em Brasília, o exame será aplicado nas instalações do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na 707/907 Norte. Em todo o Distrito Federal, são 5.469 inscritos.

Estudantes durante a realização da prova em 2011. Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press


O Exame de Ordem é prestado por bachareis em direito, mesmo os que ainda não tenham feito a colação de grau. Podem fazer as provas os estudantes do último ano de graduação ou do nono e décimo semestres do curso. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição como advogado nos quadros da OAB.

Cuidados
As provas terão início às 14h do domingo (16/12), horário oficial de Brasília. Os candidatos inscritos para imprimir o chamado Cartão de Informação, que traz a indicação do local da prova e os nome, sala e endereço do estabelecimento onde o candidato fará o Exame.

A organização da prova afirma que é de responsabilidade do candidato a identificação correta do local de prova.

A prova
As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Os candidatos terão até cinco horas para realizar o Exame, que encerra às 19h.

A prova desta etapa abrange as disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e o regulamento geral, código de ética e disciplina, direitos humanos, Código do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental e direito internacional.

A etapa subjetiva ou prova prático-profissional vai ser aplicada em 24 de fevereiro de 2013, também com cinco horas de duração.

Missão Dupla
A estudante do 10; semestre de direito do UniCeub Mariana Valéria Nunes Loges estuda especialmente para a prova da OAB há um semestre. Formanda e estagiária, ela precisa dividir o tempo de estudo com o estágio e o trabalho na monografia de conclusão de curso.

As horas de dedicação ficam prejudicadas, mas a estudante garante que está focada e preparada. ;Acompanhei as matérias da faculdade e tenho estudado assuntos para a OAB há seis meses. Acredito que estou preparada;, explica.

Além do estudo, a formanda se apega ao pensamento positivo para se dar bem no dia da prova. Tranquila, ela já montou a estratégia: vai fazer primeiro as questões que mais se sente confortável. ; Como me interesso muito pela área penal, vou focar nessas questões. Estou confiante;, garante.

Dicas
George Galindo, coordenador da faculdade de direito da Universidade de Brasília afirma que, nos casos de exames como os da OAB, o mais importante para os candidatos é ter calma. Ele indica uma boa noite de sono, paciência, foco e calma para a hora de resolver as questões.

;A essa altura, a aquisição de conhecimento novo é difícil e improvável, por isso o candidato deve ter em mente as questões que melhor sabe responder, as que tem mais segurança. Depois, ele faz as outras questões;, aconselha.

O coordenador também é professor de direito internacional público, um dos assuntos de questões que caem no Exame. Ele adverte que, nessa área, o ideal é que os alunos estejam antenados aos assuntos internacionais atuais e que estejam acompanhando a agenda e o calendário de grandes discussões jurídicas atuais.

Christianne Dias Ferreira, professora de direito civil do UniCeub e aplicadora de simulados do Exame na instituição, dá outras dicas: ;O preferível é que todas as questões sejam feitas, mas caso surja uma dúvida significativa em uma questão, faça uma marcação. Ao final, retorne ao ítem.;

Antes de preencher o gabarito, a professora sugere uma rápida revisão das respostas de toda a prova. Esse é o momento para tentar responder perguntas deixadas para trás e para redobrar a atenção para a marcação. Além disso, chegar com antecedência razoável e verificar os documentos antes de sair de casa evitam dores de cabeça.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação