Trabalho e Formacao

Cespe estende a homologação do PAS

Estudantes com prova marcada para o dia 16/12 terão até a próxima sexta-feira para efetivar a inscrição na 3ª etapa. A organizadora garante que todos poderão fazer os testes

postado em 15/12/2012 09:14
Alunos fizeram a 2ª etapa do PAS no dia 2: 836 candidatos da 3ª etapa não tiveram o cadastro confirmadoO Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) prorrogou o prazo para a homologação das inscrições da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Mesmo após o pagamento, muitos estudantes de escolas particulares não conseguiram efetivar o cadastro. Agora, eles terão até a próxima sexta-feira para resolver o problema. O Cespe garante que todos poderão realizar a prova, amanhã, sem problemas. Segundo a organizadora, esse tipo de caso só ocorre quando a escola não confirmou o cadastro do aluno na instituição ou quando o candidato se equivocou na hora da inscrição.

Apreensiva, a estudante Letícia Rosa dos Santos, 17 anos, teme não conseguir a homologação mesmo com a extensão do prazo. ;Fiz o cadastro três dias após a abertura e, até hoje, não foi homologado;, reclama. Segundo ela, no momento em que finalizou o procedimento, apareceu a seguinte informação na tela do computador: ;Pagamento efetuado/ inscrição em homologação;. Letícia, que pretende cursar pedagogia na Universidade de Brasília (UnB), conta que já garantiu a pontuação necessária nas etapas anteriores, mas que a última prova é fundamental para o ingresso na universidade. ;Essa avaliação vai somar e fazer a média com as outras. Estou muito preocupada, a gente não sabe se vão homologar, se vão corrigir minha prova. Espero que se resolva o mais rápido possível;, completa.

A assessoria de imprensa do Cespe explicou que o erro ocorreu devido à demanda. No total, 836 candidatos foram atingidos. Os estudantes que tiveram problemas com a homologação receberão, no dia da prova, um formulário. Ele deve ser preenchido e entregue, com os documentos pedidos, na Central de Atendimento do Cespe, no câmpus Darcy Ribeiro, até a próxima sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3448-0100.

Erro


Uma das escolas atingidas pelo problema, o Centro Educacional Católica de Brasília teve 90 alunos prejudicados. De acordo com o coordenador do ensino médio, Giuliano Bitencourt, até a última segunda-feira, 48 estudantes estavam com a homologação pendente. ;Estão (Cespe) liberando aos poucos. Hoje (ontem), liberaram 23 desses 48 alunos. A lógica é que isso ocorra até o prazo;, acredita. Apesar de o processo voltar a funcionar, o coordenador afirma que os alunos estão preocupados. ;É um caos. O maior problema é que o Cespe não dá garantias. O erro foi deles e eles inverteram o processo. A regra é que a avaliação só pode ser feita com a homologação;, completou Bitencourt.

A homologação é a finalização das inscrições. Ela confirma que o aluno estuda na série correta e que está apto para ter as questões corrigidas. No caso das escolas públicas, o procedimento é automático. A prova da 3; etapa do PAS será aplicada às 13h de amanhã. Entre as disciplinas cobradas estão: língua portuguesa, matemática, biologia e química. Para a redação, os estudantes terão o espaço máximo de 30 linhas. No total, para o PAS serão oferecidas 2.092 vagas em 96 cursos de graduação da UnB.


Agenda

3; etapa do PAS
Data: Amanhã
Horário: 13h
Os locais das provas devem ser conferidos pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação