Trabalho e Formacao

Gabaritos do PAS saem na quarta-feira

A prova foi aplicada neste domingo e a abstenção foi de 19,20%. A lista de aprovados será conhecida no dia 22 de fevereiro

postado em 17/12/2012 14:09

Os primeiros gabaritos serão divulgados na próxima quarta-feira, 19 de dezembro. Os nomes dos aprovados em primeira chamada devem ser conhecidos na data provável de 22 de fevereiro. Os candidatos concorrem, ao final de três anos do programa, a 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Do total de vagas, 305 são reservadas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Neste fim de semana, a abstenção representou 19,20% dos 11.792 inscritos. As provas ocorreram no campus Darcy Ribeiro da UnB e em outros locais do Plano Piloto, no Distrito Federal.

EXPECTATIVAS ; O domingo foi tranquilo nos onze locais onde ocorreu a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS). A ansiedade entre os candidatos era visível, já que a última etapa do PAS aumenta a expectativa de ingresso na UnB. Contudo, o Coordenador Acadêmico do Cespe, Paulo Portela, destaca que todas as etapas são importantes para que a participação do estudante culmine em um resultado positivo. ;Aqueles candidatos que tiveram bom desempenho nas três etapas devem ser recompensados com a aprovação;, completa ele.

[SAIBAMAIS]Em um dos locais de prova do campus Darcy Ribeiro da UnB, os candidatos revelaram suas expectativas. O estudante Hyurathan Soares, 17 anos, morador de Luziânia (GO), disse que estava confiante na aprovação para o curso de Educação Física. ;Obtive boa pontuação nas outras etapas e este ano me dediquei especialmente às obras literárias da Matriz de Avaliação do PAS. Quero muito passar. Estudar na UnB é um privilégio;, ressaltou ele.

Daniela Ferreira, 18 anos, aluna de uma escola pública do Paranoá, no Distrito Federal, concorre a uma vaga no curso de Nutrição. Ela disse que estava preocupada com o resultado da terceira etapa. ;A gente fica apreensiva com a prova, mas vamos lá. Estou confiante;, desabafou. A estudante lembrou que a primeira etapa serviu para conhecer o ;estilo; da prova do PAS e que a segunda etapa trouxe mais segurança. ;Quanto mais provas ao longo do ensino médio, mais estudos. Isso faz a diferença;, acrescentou.

Para Gabriela Cristina, 17 anos, o importante é estudar com tempo e qualidade para cada uma das áreas de conhecimentos da prova. ;Priorizei as questões da área de humanas, pois estou tentando uma vaga para o curso de Psicologia, mas todas as matérias tiveram espaço no calendário de estudos;, contou. Para a prova de redação, Gabriela demonstrava convicção: ;estou preparada;.

Os candidatos fizeram provas de conhecimentos e prova de redação, com duração total de 5 horas. Foram 120 questões de Língua Estrangeira, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. Na prova de redação foi solicitado ao candidato que redigisse um texto sobre as formas atualmente utilizadas pelas pessoas para se comunicarem.

Após a aplicação das provas, os candidatos podem acompanhar no site a agenda das próximas fases até o resultado final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação