As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a partir de 7 de janeiro de 2013, e vale para todos os estudantes que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e tiveram a nota superior a zero na redação. Com o Sisu, o estudante disputa a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 de 11 de janeiro de 2013, seguindo o horário de Brasília. Elas só podem ser feitas via internet, no . O cronograma do programa foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.
O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2013. No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30 mil vagas.
Ensino Superior
O candidato inscrito no Sisu concorre a vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013, valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação será feita nesta sexta-feira (28), conforme informa o MEC.
No ato da inscrição, estudante poderá fazer duas opções de vaga. Ele deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência: se pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas já que o Sisu, em 2013, se adequará à Lei de Cotas. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013. Em caso de notas idênticas, o desempate será feito segundo alguns critérios de ordem, conforme o peso das provas previsto em edital. Nessa situação, a redação vale mais. Para os selecionados na lista de primeira chamada, as matrículas serão feitas nas instituições escolhidas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.
Já a segunda chamada, a data de publicação é 28 de janeiro, e as matrículas para esta lista serão feitas nos dias 1;, 4 e 5 de fevereiro. Os nomes dos selecionados serão divulgados tanto no site do Sisu quanto pela instituição de ensino escolhida pelo aluno.