Trabalho e Formacao

Sisu vai oferecer 129 mil vagas em mais de 3,7 mil cursos superiores

postado em 27/12/2012 10:56
Estudantes podem pesquisar oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno a partir desta quinta-feiraSistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 129.279 em 3.751 cursos na primeira edição de 2013. A consulta a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno já está disponível a partir desta quinta-feira (27-12) no endereço . Ao todo, 101 instituições públicas de ensino superior vão selecionar estudantes por meio do sistema.

As inscrições começam em 7 de janeiro de 2013 e podem ser feitas até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013. Elas só podem ser feitas via internet, no portal do Sisu. O cronograma do programa foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.

A seleção vale para todos os estudantes que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e tiveram nota superior a zero na redação. Com o Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas cadastradas em todo o país.

Para a seleção do primeiro semestre de 2013, valerá a nota do Enem 2012, que será divulgada nesta sexta-feira (28). Os resultados individuais estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ; ;, com o número de inscrição e senha, ou CPF e senha do candidato.

No ato da inscrição, estudante poderá fazer duas opções de vaga. Ele deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência: se pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas já que o Sisu, em 2013, se adequará à nova Lei de Cotas. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

[SAIBAMAIS]O resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de janeiro de 2013. Em caso de notas idênticas, o desempate será feito segundo alguns critérios de ordem, conforme o peso das provas previsto em edital. Nessa situação, a redação vale mais. Para os selecionados na lista de primeira chamada, as matrículas serão feitas nas instituições escolhidas em 18, 21 e 22 de janeiro.

Já para a segunda chamada, a data de publicação é 28 de janeiro, e as matrículas para esta lista serão feitas em 1;, 4 e 5 de fevereiro. Os nomes dos selecionados serão divulgados tanto no site do Sisu quanto pela instituição de ensino escolhida pelo aluno.

Confira o calendário da primeira edição de 2013 do Sisu

7 de janeiro a 11 de janeiro - Período de inscrições
14 de janeiro - Resultado da 1; chamada
18 de janeiro a 22 de janeiro - Matrícula da 1; chamada
28 de janeiro - Resultado da 2; chamada
28 de janeiro a 8 fevereiro - Prazo para participar da lista de espera
1;, 4 e 5 de fevereiro - Matrícula da 2; chamada
18 de fevereiro - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação