Trabalho e Formacao

Medicina da Federal do Ceará tem liderança dos cursos mais procurados

postado em 10/01/2013 18:09

No quarto dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, o curso de medicina é o mais procurado pelos candidatos que buscam uma das 129.319 vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Na lista com as dez universidades mais requisitadas, em nove os candidatos fizeram a primeira das duas opções possíveis por medicina.

Na liderança das instituições mais procuradas está a Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF). Também constam entre as dez mais procuradas, as federais de Alagoas (Ufal) e de São Carlos (UFSCar).

Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece vagas em 3.752 cursos. As inscrições ficam abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 11.

Os candidatos devem acompanhar a nota de corte de cada curso e turno, divulgada uma vez por dia. Com isso, podem avaliar as chances de ser aprovados no curso de opção. Até o último dia de inscrições, o candidato pode mudar as opções ; o sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.

Corte
Até o momento, a maior nota de corte do Sisu é a do curso de medicina na UFRJ, pela ampla concorrência (821,66). Na mesma instituição, o curso de engenharia elétrica, pelo sistema de cotas, teve 818,25.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o candidato deve especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma ; por meio de cotas decorrentes da Lei n; 12.711, de 29 de agosto último (Lei de Cotas), de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Seus) do MEC n; 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25. A inscrição deve ser feita na página do Sisu na internet.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação