Trabalho e Formacao

Número de inscritos chega a 1,68 milhão até as 20 horas

postado em 11/01/2013 11:19
Até as 20 horas desta quinta-feira, 10, 1.682.529 candidatos fizeram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. No quarto dia de funcionamento, o sistema eletrônico registrou 3.268.478 inscrições ; cada candidato pode fazer duas opções de curso. Os estudantes precisam ficar atentos porque as inscrições serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira, 11.

Na primeira edição deste ano, a oferta é de 129.319 vagas ; 18% a mais em relação a 2012 ;, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as inscrições do Sisu transcorreram nos últimos dias com tranquilidade. O ministro pediu calma aos candidatos e voltou a aconselhar que acompanhem as notas de corte por meio do sistema eletrônico. Mercadante lembrou que os estudantes têm um número alto de cursos para escolher.

Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até esta sexta-feira, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma ; por meio de cotas decorrentes da , de 29 de agosto último (Lei de Cotas), de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira, 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1;, 4 e 5 de fevereiro.

Espera ; Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

A no Sisu deve ser feita na página do sistema na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação