postado em 18/01/2013 08:00
No intuito de recompor o quadro de servidores e fortalecer políticas públicas de combate às drogas, o Governo do Distrito Federal (GDF) empossou, na manhã de ontem, 754 candidatos aprovados em concursos públicos realizados entre 2009 e 2011. Do total, 565 deles serão destinados à área de saúde pública, entre médicos (293), que vão atuar nos hospitais, centros de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e outros profissionais (272), que serão destacados para trabalhar no Programa Crack, é possível vencer, desenvolvido em parceria com o governo federal. Segundo o Executivo local, desde 2011, foram 7.923 convocações em todas as áreas e especialidades médicas na rede, a maior marca já registrada nos últimos oito anos.Ao dar posse simbólica aos novos servidores, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou que o trabalho deles será fundamental para ;erradicar a extrema pobreza, combater o uso de drogas e qualificar o quadro de servidores do governo;. Também foram convocados 68 candidatos aprovados para
atuar na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), 70 assistentes e técnicos para o Departamento de Trânsito do DF (Detran) e outros 51 técnicos e analistas para a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) (veja quadro).
;Sabemos onde estão e quantos são os cidadãos que vivem na extrema pobreza e vamos reverter esse quadro completamente até o ano que vem;, afirmou o governador. Segundo dados da Sedest, 22 mil pessoas que não faziam parte de programas de assistência social foram incorporadas pelo governo nos últimos dois anos. ;Ninguém fez tanto pela saúde pública quanto nós estamos fazendo. Vejam o número de transplantes que estamos realizando, como o de coração, rim, córnea e fígado. As filas para essas cirurgias estão zeradas;, enumerou.
Um dos empossados é o médico-cirurgião Juhad Hak, 32 anos. Ele já trabalhou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), quando a gestão era terceirizada à Real Sociedade Espanhola, e espera encontrar um quadro mais promissor na rede. ;A infraestrutura da rede pública deixa a desejar, especialmente nos casos de manutenção;, citou.
Gabriyella Christina, 21 anos, foi empossada técnica em trânsito do Detran e deseja crescer na carreira. Ela já trabalhou como secretária escolar da rede de ensino e agora conseguiu ser chamada para o outro órgão. ;Acho que o Detran terá melhor estrutura do que o que vi na educação, mas, de qualquer forma, espero crescer muito na carreira diante dessa nova fase profissional;, afirmou. Em nome dos colegas que foram convocados, a assistente social Adelina Maria de Castro pediu que os demais servidores tivessem ;um olhar diferenciado sobre os usuários de drogas;. ;Espero que nós façamos a diferença e possamos mudar a vida de quem mais precisa;, disse.
Novas contratações
Na última segunda-feira, a Secretaria de Administração Pública do GDF autorizou a contratação de 300 agentes de polícia por meio de concurso público. O edital será lançado em 45 dias. Segundo o secretário adjunto da pasta, Jacy Braga, a iniciativa deve servir para repor o efetivo. O governo também anunciou a nomeação de 40 peritos concursados, o que deve ocorrer até o fim do mês.
Distribuição
Órgão Nomeados
Secretaria de Saúde 565
Secretaria de Desenvolvimento
Social e Transferência de Renda 68
Detran-DF 70
Procuradoria-Geral do DF 51