postado em 23/01/2013 13:51
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai realizar em 2013 três edições do Exame de Ordem Unificado. A prova é requisito obrigatório para que o bacharel em direito possa se inscrever nos quadros da OAB como advogado. A obrigatoriedade está prevista no artigo 8;, IV, da Lei 8.906/94 (o Estatuto da Advocacia). Os editais dos próximos exames serão lançados nos meses de março, julho e novembro desse ano.A publicação do primeiro edital de 2013, referente à 10; edição do Exame de Ordem Unificado, ocorrerá em 22 de março. As inscrições se iniciam no mesmo dia e vão até o dia 9 de abril. A primeira fase da prova está prevista para ocorrer em 28 de abril. Já a segunda etapa de exames, para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira, está prevista para 16 de junho.
O 11; Exame de Ordem Unificado terá inscrições abertas a partir de 12 de julho. A previsão é que a primeira fase seja realizada em 18 de agosto, e a segunda, em 6 de outubro.
O último Exame de Ordem de 2013 terá inscrições a partir de 4 de novembro, com a primeira fase prevista para 8 de dezembro, e a segunda, para 2 de fevereiro de 2014.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharéis ou estudantes de direito que ainda não colaram o grau para a obtenção do diploma. O candidato precisa ter se formado ou estar vinculado a uma instituição de ensino regularmente credenciada.