Trabalho e Formacao

ESCS publica nova relação de candidatos para o sistema de cotas

A lista foi reavaliada após denúncia divulgada com exclusividade pelo Correio. Resultado final do vestibular sairá em 4 de março

postado em 19/02/2013 12:08
As provas foram aplicadas em 19 e 20 de janeiro deste anoA Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), publicou, nesta terça-feira (19/2), uma nova relação provisória de candidatos que concorrem ao vestibular de medicina pelo sistema de cotas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal. A lista foi refeita depois que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), responsável pela seleção, recebeu denúncia de que alguns dos nomes incluídos não atendiam a todos os pré-requisitos. O caso foi .



A decisão invalida as relações provisória e final anteriores de candidatos que tiveram o pedido de inscrição para o sistema de cotas deferido, divulgadas em 11 e 20 de dezembro do ano passado, respectivamente. O período para interposição de recursos começou às 9h desta terça-feira e vai até as 18h de amanhã (20), pelo site do Cespe.

Os candidatos que foram excluídos da lista devem acessar o site do Cespe para imprimir a guia de cobrança e pagar a taxa de inscrição do vestibular até 28 de fevereiro. Quem foi incluído na lista, por sua vez, precisará entrar no site e solicitar a devolução da taxa até esta quarta-feira (20). A relação final de candidatos que tiveram os pedidos deferidos para o sistema de cotas será divulgada na data provável de 27 de fevereiro. Já o resultado final do vestibular, que deveria ter saído hoje (19), ficou para 4 de março.

Entenda o caso

As solicitações de inscrição no sistema de cotas foram reavaliadas depois de o Cespe receber denúncias de que pelo menos nove estudantes que concorriam ao vestibular de medicina da ESCS pelo sistema de cotas destinado a alunos de escolas públicas não deveriam estar na lista de cotistas. Os nomes constavam da relação de pedidos indeferidos na seleção feita no ano passado, mas foram incluídos este ano. Das 80 vagas oferecidas para o curso de medicina, 32 são reservadas a estudantes da rede pública do DF. As provas foram aplicadas em 19 e 20 de janeiro.

Segundo o edital do certame, estão aptos a concorrer às vagas pelo sistema de cotas apenas candidatos que cumprirem as determinações da Lei Distrital n; 3.361, de 2004, que determina a reserva de 40% dos postos a alunos que comprovem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas do DF. Seis concorrentes aparecem na lista de pedidos indeferidos na seleção de 2012, alguns por estudarem em colégios de outras unidades da Federação e outros por terem cursado alguma série em instituições particulares. Em 2013, no entanto, os mesmos nomes aparecem na relação dos pedidos aceitos.

[SAIBAMAIS]Além desses seis estudantes, outros três tiveram o pedido deferido em 2012 por decisão judicial, mas, como perderam as ações, não puderam participar do vestibular como cotistas. A justificativa para negar o pedido, de acordo com o documento, foi que um deles cursou a 8; série em escola particular, outro, todo o ensino fundamental em colégio fora do DF, e o último, da 1; a 7; séries em outra unidade da Federação. Na lista de 2013, no entanto, tiveram as solicitações atendidas e disputavam o vestibular pelas cotas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação