Trabalho e Formacao

Universidades suecas lançam desafio na internet para estudantes brasileiros

Competição online deve atrair estudantes interessados em participar do programa de bolsas de estudos Ciência sem Fronteiras

postado em 14/03/2013 19:01

Está aberto o desafio Suécia-Brasil Sem Fronteiras. A ação on line deve atrair estudantes brasileiros que desejem concorrer a uma oportunidade para explorar a Suécia, um país de inovação e tecnologia de ponta. Os interessados têm até 7 de abril para acessar e participar.

Para entrar no desafio, o estudante deve se cadastrar no site e criar uma conta. Em seguida, o candidato deverá responder 10 questões sobre conhecimentos gerais e curiosidades sobre a Suécia e as relações do país europeu com o Brasil. Há também um questionário com 10 questões sobre indústria, educação e inovação na Suécia, e um teste em que o aluno precisará escrever um depoimento pessoal com, no máximo 300 palavras, para compartilhar nas redes sociais.

Seis finalistas serão escolhidos e deverão gravar um vídeo de dois minutos sobre o tema ;Escolha uma invenção sueca e nos conte como ela facilita sua vida no Brasil;. As regras de participação estão detalhadas no site.

São parceiras na ação várias universidades suecas, entre elas a Stockholm University e a Uppsala, que estão no ranking Top 100 do Academic Ranking of World Universities 2012. Também são associadas a Chalmers, KTH, Link;ping, BTH, Bor;s, Lund, Linné, Lule;, Malm;, Mitt Universitetet, M;lardalen, Sk;vde e Ume;.

Os dois primeiros colocados no desafio vão ganhar viagem de uma semana para a Suécia, com passagens e acomodação pagas. Lá, eles terão oportunidade de fazer visitas a empresas suecas e universidades. Além disso, os finalistas concorrerão a uma vaga de estágio de um mês no Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-Suécia (CISB) - fundado pela SAAB, empresa sueca líder em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil.

Longa relação
O principal objetivo da ação é atrair estudantes que tenham interesse em estudar na Suécia por intermédio do programa de bolsas do Ciência sem Fronteiras. A ligação entre os dois países não começa com esse programa. Há décadas, ambos são parceiros estratégicos e trabalham para promover o desenvolvimento sustentável. Além disso, a Suécia tem grande capacidade de se adaptar aos novos desafios globais.

Por causa da longa relação, a Suécia disponibiliza para brasileiros mais de 2 mil bolsas de estudo, de diversos níveis de formação, em 26 universidades com alto nível de qualidade de ensino. Com didática focada em trabalhos que são realizados em equipe, o estudante bolsista pode estar perto das mais novas tendências em tecnologia e desenvolvimento sustentável. Atualmente o país acolhe mais de 35 mil estudantes e pesquisadores estrangeiros que buscam novos desafios de aprendizagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação