Lorena Pacheco
postado em 28/03/2013 14:00
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou ontem, por unanimidade, a criação de 2.616 vagas em cargos públicos federais, a serem preenchidas por meio de concursos públicos. A iniciativa visa a dispensa de mão de obra terceirizada e a contratação de profissionais de carreira. O PLC n; 123/2012, que prevê as admissões, deve ser votado no plenário da Casa, em regime de urgência, na próxima semana.
Serão beneficiados diversos órgãos e entidades do governo federal. Para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), estão previstas 400 oportunidades de técnico administrativo, posto de nível médio. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) terá direito a preencher 83 chances para o mesmo cargo, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 93.
Outras 260 vagas serão para agente administrativo do Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF). Há ainda 330 para analista de comércio exterior, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Para o cargo de analista em infraestrutura, ligado ao Ministério do Planejamento, são previstas 150 chances e para especialista em infraestrutura sênior, mais 100.
O Sistema Único de Saúde (SUS) também deve ser beneficiado. A estimativa é que, se aprovado o PLC, sejam criadas 1,2 mil oportunidades para atuação no Departamento Nacional de Auditoria do SUS. As demais 330 são previstas para o Ministério da Educação e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), entre outros.
Outro PLC, o n; 126/2012, também previsto para apreciação ontem, foi retirado da pauta da CCJ. Ele propõe a alteração do Plano de Cargos e Salários do Executivo e, com isso, cria 7 mil novas vagas no funcionalismo. Segundo o relator da matéria, senador Gim Argello (PTB-DF), a maioria dos cargos se destina às áreas de ciência e tecnologia, infraestrutura e regulação.
Oportunidades
Confira os órgãos e as
suas respectivas vagas:
Ibama/ICMBio - 400
Suframa - 83
Anvisa - 93
Polícia Rodoviária - 260
Mdic - 330
Ministério Planejamento - 250
SUS - 1,2 mil
Outros - 330