Trabalho e Formacao

UnB reabre inscrições para o 2° vestibular de 2013

Novo prazo vai até 6 de maio e as provas foram remarcadas para 8 e 9 de junho

postado em 25/04/2013 12:50
Novo prazo vai até 6 de maio e as provas foram remarcadas para 8 e 9 de junhoA Universidade de Brasília (UnB) reabriu, nesta quinta-feira (25/4), as incrições para o 2; vestibular de 2013. O edital está disponível no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e estabelece novas regras para solicitação de isenção de taxa. As inscrições foram suspensas para que a instituição adequasse o edital às normas da Lei n; 12.799, sancionada em 10 de abril de 2013, que determina que alunos de escolas públicas possam fazer vestibular de graça.

O novo prazo de inscrições começa nesta sexta-feira (26) e vai até 6 de maio, na página eletrônica do Cespe. As provas também precisaram ser remarcadas para 8 e 9 de junho. A taxa é de R$ 110 para candidatos e R$ 85 para treineiros - alunos que não concluíram o ensino médio, mas desejam testar seus conhecimentos participando das provas.

Os candidatos que se inscreveram entre 11 e 15 de abril e que desejarem alterar a inscrição por atenderem aos novos critérios de isenção de taxa poderão fazer a alteração entre 26 de abril e 3 de maio.

Entenda os critérios
Com a retificação, o vestibular da UnB passou a prever isenção de taxa a candidatos por meio de três processos. Além do Cadastro Único, para os hipossuficientes, e do subsídio do pagamento de taxa de inscrição para os alunos que estiverem cursando o último ano do ensino médio ou o terceiro semestre do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede pública do Distrito Federal, o edital publicado também assegura a isenção do pagamento ao candidato que comprovar ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Devolução
O edital também prevê devolução de taxa apenas aos candidatos amparados pela Lei n; 12.799, de 2013. O prazo para solicitar a devolução será em 29 e 30 de abril, no endereço eletrônico da seleção. Os candidatos que já tiverem efetivado a inscrição, feito o pagamento da guia de cobrança e que não solicitarem a devolução da taxa de inscrição, serão automaticamente considerados inscritos no vestibular.

Provas
No primeiro dia de provas, serão cobrados conhecimentos de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia, história, artes - artes cênicas, artes visuais, música -, filosofia e sociologia. Nesse dia, os candidatos ainda terão que elaborar uma redação em língua portuguesa.

[SAIBAMAIS]Já no segundo dia de provas, ocorrerá a terceira parte das avaliações. Os conhecimentos testados nesse dia serão nas disciplinas de biologia, física, química e matemática. As provas terão início às 13h e duração de cinco horas.

Para este processo, a UnB reserva 4.219 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Dessas, 2.813 são destinadas ao Sistema Universal, 850 ao Sistema de Cotas para Negros e 556 estão reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação