Trabalho e Formacao

Mais de 2,1 milhões de candidatos no Enem ainda não pagaram inscrição

Prazo para pagamento termina amanhã. Segundo Mercadante, prova está perto de alcançar universalização no ensino médio

postado em 28/05/2013 16:19

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, apresentou na tarde desta terça-feira (28) o balanço das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013. Do total de inscritos nesta edição, de 7.834.024, mais de 2,1 milhões candidatos ainda não pagaram a taxa cobrada para validar a participação da avaliação, e têm até amanhã para fazê-lo. As inscrições foram encerradas na noite de ontem com número recorde de participação.

Os candidatos que ainda não efeturaram o pagamento no valor de R$ 35 devem fazê-lo até amanhã em qualquer agência do Banco do Brasil. O ministro garantiu que o prazo não será prorrogado. "Quem vai fazer o exame precisa se planejar", ressaltou. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Universalização
Entre os alunos que estão cursando o último ano do ensino médio, a prova teve adesão de 1,8 milhão de candidatos. "Estamos chegando próximo à universalização do Enem no ensino médio", garantiu o ministro durante a coletiva de imprensa concedida na sede do ministério, em Brasília. O número é, segundo Mercadante, próximo à quantidade total de estudantes matriculados na série, considerada como prioritária para aplicação da prova.

Estão isentos da tarifa os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Sobre o exame
O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação