Trabalho e Formacao

Revisão das obras do PAS/UnB contará com a participação da comunidade

Gustavo Aguiar
postado em 31/05/2013 13:03

A lista de obras requisitadas para a segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) passará em junho por uma revisão. O objetivo da iniciativa é ouvir a comunidade e corrigir as imprecisões do conteúdo demandado pela prova e adequá-lo ao contexto político, econômico e social do mundo aos conhecimentos exigidos dos alunos, conforme esclareceu Rogério Basali, o gerente de interação educacional do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da UnB.

A revisão contempla todas as obras que estão previstas nos Objetos de Conhecimento do Subprograma 2013-2015, como livros, filmes, obras de arte, peças teatrais, músicas e outros. A avaliação deve contar com a participação de estudantes da educação básica, professores das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal e da comunidade interessada no programa de seleção.

Os alunos que estão se preparando para as provas que serão aplicadas em 2013 nãoserão afetados com as possíveis mudanças. A revisão, que deve ser finalizada e apresentada à comunidade na segunda quinzena de agosto, é referente Subprograma 2013-2015, e como só vale para a segunda etapa da prova, entrará em vigor somente em 2014. ;A ideia é que os alunos se familiarizem com a revisão e que venham se adaptando às mudanças ao longo do ano;, explica Basali.

Mudanças
A última revisão de obras ocorreu em agosto de 2012 e propôs mudanças nos Objetos de Conhecimento para a primeira etapa do Subprograma 2013-2015. Na ocasião, a Gerência de Interação Educacional do Centro propôs um modelo de sugestão de obras disponibilizado em ambiente virtual.

O canal de comunicação foi mantido para este ano, e qualquer interessado poderá acessar a de seleção e sugerir obras que possam ser incluídas no exame. As sugestões podem ser enviadas ao longo de todo o mês de junho. Além disso, o formulário de inscrição on-line também permite que aqueles que desejarem colaborar possam optar pela manutenção pela exclusão de determinada obra.

A sugestão ou a exclusão de obras deve levar em conta alguns critérios que serão avaliados pelo Grupo de Sistematização e de Redação Final do PAS/UnB e, futuramente, referendados pela Comissão de Acompanhamento do Programa. A direção do órgão destaca que as obras devem servir para enriquecer aspectos culturais do cotidiano escolar, ampliando com isso as possibilidades de percepções da realidade e as perspectivas de escolhas para um futuro com maior autonomia.

Com informações da Assessoria de comunicação do Cespe/UnB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação