
Esforço e dedicação fazem parte da rotina de Marianne Fernandes, 30 anos, que estuda sete horas por dia para garantir uma vaga no serviço público. Após completar o curso de administração no fim de 2012, Marianne decidiu largar o emprego para se preparar em tempo integral para concursos de nível superior. “Meu ponto forte é administração pública e geral e me garanto nas questões de português”, conta. Ela explica que agora pretende se dedicar a exercícios e revisões. A candidata concorrerá a uma das 27 vagas com lotação no Distrito Federal.
Conhecimentos específicos do setor de administração podem ser o diferencial para o cargo de analista do Ibama. Segundo o professor de legislações específicas e regimentos internos do Alub Concursos Kennedy Santos, quem é formado na área tem mais chances de se destacar nos itens específicos da prova. “Para pontos como a Lei nº 8.429, de 1992, que fala da improbidade administrativa, a recomendação é revisar os artigos a respeito de enriquecimento ilícito e de prejuízo ao erário, além de atos que violam os princípios da administração pública e as aplicações contextualizadas desses conceitos”, diz.
A novidade do edital é o Decreto nº 7.203, de 2010, a respeito da vedação ao nepotismo que, para o professor Kennedy, será abordado de acordo com o que está disposto na Constituição. O especialista ressalta que dominar os itens de conhecimentos básicos será decisivo. “Essas questões fazem a pessoa ser aprovada, pois, quando sai o edital, o candidato pode focar nas matérias específicas e revisões”, afirma.
Relação entre temas
Sinônimo de medo para alguns, a redação pode relacionar temas específicos com as funções e responsabilidades do instituto. “O candidato precisa estudar assuntos como legislação e o novo código ambiental e saber fazer ligação entre essas situações com o conteúdo específico na prova dissertativa”, diz o professor de redação do Alub Edison Sieg. Para quem tem dificuldades na dissertação, o especialista aconselha dedicar um tempo dos estudos para o treino antes do concurso. “Uma técnica é pegar uma matéria de jornal ou revista, retirar os pontos principais do assunto e reescrever. Assim, o candidato aprende a organizar ideias”, acrescenta. Em relação à parte objetiva da prova de português, o professor aconselha revisar os gêneros textuais, o uso da crase e do “se” e do “que”.
Informática é outro assunto cobrado pela banca. Para Marcelo Andrade, professor da disciplina no curso preparatório Vestconcursos, o uso prático das ferramentas para atividades com computador, como navegação na internet, não garante o domínio necessário para acertar na prova. O professor aconselha aos candidatos refazerem exercícios de certames anteriores e explorar certos recursos que podem passar batidos pelos usuários, como as funções do painel de controle do Windows e os recursos de formatação do Word. “É preciso tomar cuidado também com o uso aportuguesado de certos termos, como becape — para a palavra em inglês backup —, pois essa forma de escrita não está errada”, finaliza.
O que diz o edital
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
» Cargo: analista administrativo
» Vagas: 61 — 27 para o DF
» Salário: R$ 6.134,15
» Prova: 21 de julho
» Edital: www.cespe.com.br/concursos