Trabalho e Formacao

A vez dos escrivães

Dominar a jurisprudência das instâncias superiores e a legislação específica é essencial para garantir uma das vagas na Polícia Civil

postado em 21/07/2013 18:37
André Luiz aprendeu a controlar a ansiedade e está confiante na aprovaçãoA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou edital para concurso público com 98 vagas de escrivão. Entre as atribuições do cargo, está a de registrar o processo da investigação criminal. Para participar, o candidato precisa ter diploma de graduação em qualquer curso e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria ;B; ou superior. A prova está prevista para 22 de setembro, e a banca examinadora será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). As questões de conhecimentos básicos cobrarão língua portuguesa, raciocínio lógico, atualidades, noções de administração, informática e estatística. Na parte de conhecimentos específicos, a prova abordará noções de direito constitucional, administrativo, penal e processual penal e legislação específica e penal extravagante.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira será composta por provas objetiva, discursiva, teste prático de digitação, exames e avaliações médicas e psicológicas, verificação de títulos e análise de vida pregressa. Os aprovados na primeira etapa farão o curso de formação profissional. A extensa preparação que precede a conquista da vaga nas categorias policiais não afasta André Luiz Rodrigues, 22 anos, do sonho de ingressar na profissão. A primeira experiência dele em concursos públicos foi há um ano e 10 meses. Logo após ter se formado em sistema de informações, fez a prova para o cargo de perito criminal da Polícia Civil. ;Meu problema, no começo, foi a ansiedade, e isso me prejudicou. Depois, fiz provas para outras categorias de polícia e, agora, estou mais tranquilo;, conta.

Em relação ao concurso que se aproxima, ele explica que os conteúdos listados no edital para o cargo de escrivão não foram surpresas e se diz confiante na aprovação. ;Refiz as provas da PCDF e de outros órgãos diversas vezes, e minha expectativa agora é alta. Já fechei a parte de legislação e estou sempre atento aos detalhes de jurisprudência, coisa que o Cespe tem costume de cobrar;, conta. Por ser graduado em um curso da área de ciências exatas, Rodrigues reconhece que tinha dificuldades nas provas discursivas, problema que, segundo ele, está relacionado à falta de prática em desenvolver textos. ;Fiz alguns cursos para aperfeiçoar a escrita, como redação e português. Hoje, tenho confiança de escrever as redações e relacionar os temas pedidos nas questões tranquilamente.;

Contexto
O cuidado com a jurisprudência e a leitura dos textos das leis serão pontos-chave para quem pretende garantir uma boa nota nos itens de direito penal. Segundo o professor da disciplina do curso preparatório Impacto Lúcio Valente, dominar esses assuntos ajuda na hora de resolver as questões elaboradas pela banca examinadora. ;A prova do Cespe é, basicamente, focada nos conhecimentos atualizados dos informativos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de jurisprudência e aliado à leitura das leis;, explica. O especialista afirma que um domínio razoável de teoria geral do crime é essencial para o entendimento e a formulação das ideias para a parte discursiva. ;O domínio dessa teoria facilita na hora de julgar as perguntas e de contextualizar os casos apresentados nos textos;, completa.

[SAIBAMAIS]A respeito de legislação específica, o professor do Alub Concursos Mauro Chaves chama a atenção para as datas das leis listadas no edital. ;A banca destaca o Decreto-Lei n; 59.310, de 1966, e a Lei n; 4.878, de 1965, que são textos antigos. O Cespe não tem o costume de cobrar pontos datados das leis, ele quer é saber se o candidato tem conhecimento das normas atualizadas, por isso, não se pode cair no erro de decorar artigos antigos ou que já foram revisados;, esclarece. Mauro Chaves acredita que podem aparecer questões a respeito da Lei n; 9.264, de 1996, que fala do desmembramento e da reorganização da Polícia Civil do DF, e ainda sobre a Lei n; 4.878, de 1965, que trata das possíveis penalidades para as transgressões cometidas pelos integrantes da força policial. ;Entretanto, as três leis listadas nessa disciplina foram pouco exploradas nos concursos, então, os candidatos terão dificuldades em encontrar perguntas da banca para estudar;, diz.

Para o professor de legislação penal extravagante do Vestconcursos Tiago Pugsley, a capacidade de interpretar as situações dos exemplos e o entendimento das normas de condutas dos policiais deverão ser os assuntos predominantes da disciplina na prova. ;A banca pode querer confundir ao lançar um caso de problema de conduta que parece se encaixar no código penal, mas, devido a algum detalhe ou agravante, ela, na verdade, é um código especial. É necessário que o candidato consiga perceber essas diferenças;, explica.

O que diz o edital
Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)
; Cargo: escrivão de polícia
; Vagas: 98
; Remuneração: R$ 7.890,05
; Inscrições: de 12 a 26 de agosto
; Taxa: R$ 199
; Prova: 22 de setembro
; Edital: www.cespe.unb.br/concursos/ pc_df_13_escrivao

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação