Trabalho e Formacao

Cespe divulga o resultado do 2º vestibular de 2013 da UnB

Foram 3.952 aprovados em primeira chamada. Mais de mil pessoas se reúnem no câmpus Darcy Ribeiro para comemorar

Gustavo Aguiar
postado em 24/07/2013 17:02
Calouros foram recebidos com ovo e farinhaA Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta quarta-feira (24/7), o resultado do segundo vestibular de 2013. Foram 3.952 arovados em primeira chamada. A lista com os nomes dos candidatos que passaram está disponível nos quatro câmpus da instituição - Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina - e para consulta individual no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).



Segundo o diretor de segurança do câmpus Darcy Ribeiro, mais de mil pessoas estão no local para comemorar o resultado. "É uma tradição dos alunos conferirem o resultado aqui. Fazemos de tudo para que seja organizado e para garantir a alegria dos alunos", disse.

Gideoni Fernandes, 20 anos, passou para o curso de veterinária após quatro tentativas. Ele escondeu da família que estava fazendo cursinho para preparar. O candidato queria fugir da pressão e só avisou a todos depois que foi aprovado. "É indescritível, estou alividao, tirou um peso das minhas costas. Agora minha vida vai recomeçar."

A estudante do segundo semestre de ciências sociais Thabatta Barcellos, 18 anos, desistiu do curso atual e foi aprovada em licenciatura para computação. Ela acredita que, agora, seguirá a formação ideal para o seu perfil. "Fiz seis meses de cursinho, tentei conciliar a UnB com os estudos para o outro curso, peguei tudo o que tinha, apostila livros do ensino médio, e mergulhei nos estudos", conta.

Para esta seleção, a UnB ofereceu 4.219 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos nos quatro câmpus. Dessas, 2.813 eram destinadas ao Sistema Universal, 850 ao Sistema de Cotas para Negros e 556 estavam reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. No total, o vestibular registrou 23.919 inscritos, dos quais 685 eram treineiros, que fazem a prova para testar os conhecimentos e não concorrem às vagas.

Registro
De acordo com a Agenda do Calouro, divulgada pelo Cespe, o registro dos candidatos aprovados em primeira chamada será na segunda e na terça-feira (29 e 30/7), nos Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB. O horário de atendimento vai das 8h às 12h e das 14h às 18h, para os candidatos dos cursos diurnos, e das 14h às 20h, para os candidatos dos cursos noturnos.

O estudante deverá apresentar questionário preenchido, disponível no link , e, ainda, cópia autenticada dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certificado de reservista ou dispensa de incorporação para candidatos do sexo masculino, título de eleitor e comprovante de votação na última eleição e CPF. Os selecionados para os cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica deverão também apresentar o certificado obtido nesta habilitação, dentro do período de validade.

[SAIBAMAIS]A lista de aprovados em segunda chamada será divulgada na próxima sexta-feira, 2 de agosto. Para esses candidatos, o registro será feito em 6 de agosto, também nos postos da SAA, nos mesmos horários. Em 23 de agosto o reitor Ivan Camargo dará as boas-vindas aos calouros, às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

Calendário do calouro
29 e 30 de julho - registro dos aprovados em 1; chamada
2 de agosto - resultado da 2; chamada
6 de agosto - registro dos aprovados em 2; chamada
23 de agosto - Boas-vindas aos calouros

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação