Trabalho e Formacao

Vestibular da Fuvest 2014 registra número recorde de inscritos

Foram 172 mil inscritosna prova que seleciona alunos para a USP

postado em 24/09/2013 19:38
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) registrou 172.001 inscritos para o vestibular de 2014. O número foi o maior registrado desde que a fundação foi criado, há 37 anos. Os dados, ainda preliminares, foram divulgados nesta terça-feira (24/9) pela Pró-Reitoria de Graduação. Na seleção de 2014 serão oferecidas 11.057 pela Universidade de São Paulo (USP). No ano passado, 159.609 pessoas se inscreveram.

Também houve aumento no percentual de participação de alunos de escolas públicas: 38% dos inscritos (65.224 candidatos) são oriundos desse sistema, contra 56.202 no ano passado. Desses, 35,3% (60.683) cursaram o ensino médio na rede pública de ensino, 28,2% (48.492) cursaram todo ensino básico em escola pública e 16,3% (27.995) são alunos inscritos no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) - candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública e que estejam cursando o 2; ou 3; ano do ensino médio em escolas públicas.

Benefícios
Outro destaque é o número de inscritos no Inclusp Ensino Básico e que se declararam pretos, pardos e indígenas. Foram 23.735, o que corresponde a 13,8% do total de candidatos. Trata-se de um novo grupo de beneficiados pelos bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), que poderão receber até 5% de bônus adicional, dependendo do desempenho na prova da primeira fase da Fuvest.

;Esses dados devem ser festejados, porque nos mostra que o Plano Institucional da Universidade, que visa ao desenvolvimento de ações de inclusão social na universidade, teve eco entre esses estudantes;, comemorou a pró-reitora de Graduação, Telma Zorn.

[SAIBAMAIS]O plano, aprovado pelo Conselho Universitário em julho deste ano, inclui quatro medidas: o aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa ;Embaixadores USP; e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo.

Os bônus do Inclusp podem chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do Vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Até o ano passado, essa porcentagem poderia chegar a até 15%.

As ações propostas visam atingir as seguintes metas até 2018: ; 50% de alunos matriculados em cada curso e em cada turno que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; ; dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Provas

As provas da primeira fase do vestibular da Fuvest serão aplicadas em 24 de novembro. A segunda fase será em 5, 6 e 7 de janeiro de 2014.

Confira o calendário completo:

18 de novembro ; Divulgação dos locais de exame do vestibular
24 de novembro ; Primeira fase do vestibular
10 de outubro a 10 de janeiro ; Período de aplicação das provas de habilidades específicas de cada curso
16 de dezembro ; Divulgação da lista de convocados e dos locais de exame da 2; fase
5 de janeiro ; Provas de português e de redação da 2; fase
6 de janeiro ; Provas de história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês da 2; fase
7 de janeiro ; Prova de acordo com a carreira escolhida (2; fase)
1; de fevereiro ; Resultado da primeira chamada
26 e 27 de fevereiro ; Confirmação de matrícula para aprovados em primeira, segunda, terceira e quarta chamadas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação