Trabalho e Formacao

Resolução de exercícios diária é essencial para obter bom resultado no Enem

Provas serão em 26 e 27 de outubro. O teste on-line feito pelo Correio é ideal para quem busca ritmo de estudo forte na reta final

postado em 01/10/2013 11:33
Alunos preparam-se a fim de fazer as provas do Enem, na edição do ano passado: estudante têm, em média, três minutos para cada questãoUma das melhores maneiras de fixar o conteúdo é fazer exercícios. A menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), refazer provas anteriores e resolver questões elaboradas por professores especializados na área pode significar uma possibilidade a mais de aprovação. Em 26 e 27 de outubro, o certame será aplicado pela primeira vez no lugar do vestibular do início do ano da Universidade de Brasília. Além da concorrência maior após a adesão da UnB ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos vão se deparar com prova diferente da que estão habituados a fazer. Familiarizar-se com o estilo do certame é uma alternativa para se dar bem.

Para ajudar os candidatos a testarem os conhecimentos, quando faltarem 14 dias para o Enem, eles poderão fazer um simulado on-line no site . Os concorrentes passarão pela mesma experiência dos dias 26 e 27, com tempo determinado para concluir todas as questões. A ideia é uma parceria do Correio Braziliense com o IMP Concursos. Profissionais renomados no setor vão elaborar questões prováveis dos testes. Cada candidato receberá, posteriormente, por e-mail, o resultado do simulado, com a nota e a classificação geral no ranking de cada matéria.

O teste é essencial para quem quer obter bons resultados no Enem. No exame nacional, o estudante tem quatro horas e meia para resolver 90 questões objetivas por dia de prova, logo, a agilidade será um dos diferenciais para alcançar a vaga almejada em um dos 3,7 mil cursos a que o Enem dá acesso em universidade federais. Serão três minutos, em média, para resolver cada problema e marcar a opção certa. ;Uma das dicas é focar nas provas de 2009 para cá. Elas têm matriz curricular idêntica ao que será cobrado no testes de 2013;, ressaltou o professor e diretor do IMP concursos, Antônio Geraldo Maia.

Embora cada concorrente tenha um ritmo diferenciado de aprendizado, Maia aconselha que o tempo médio de estudos deve dobrar nesta reta final para o Enem.

;Se a pessoa estuda três horas por dia, aumente para seis;, disse. Desacelerar nessa época pode significar a perda de conteúdo essencial para o teste. Entre as táticas desse intensivão, está simular o que vai ocorrer no dia do exame. Imprimir uma prova de anos anteriores e tentar resolvê-la com o tempo cronometrado ajuda o candidato a desenvolver as habilidades necessárias para conseguir preencher toda a folha de respostas. ;Os textos são muito longos. É preciso ter uma estratégia para chegar ao fim com todo o teste preenchido. A maioria não consegue;, acrescentou o professor.

[SAIBAMAIS]As inscrições para o simulado do Correio estão abertas e vão até 11 de outubro. Podem participar todos os estudantes inscritos no Enem, de graça. Para tentar ir bem, tanto no simulado quanto na prova real, uma das estratégias é responder primeiramente as questões das matérias com as quais a pessoa mais se identifica. Ler os textos também é essencial. ;Muitas vezes, as respostas podem estar neles. Não dá para responder sem
olhar;, lembrou o professor de história do IMP e do Colégio Olimpo, Augusto Mattos.

A dica dele é que todos estejam por dentro do que acontece no Brasil atualmente. ;É uma prova temática e não conteudista. Teremos questões sobre a formação do povo brasileiro; políticas externas relacionadas ao Brasil; crise europeia e o reflexo dela no país, entre outras;, concluiu.

Simulado CB

Data: 12 e 13 de outubro, no site

; Serão duas provas. Elas estarão disponíveis pela internet, das 7h da manhã de 12 de outubro até às 23h59 de 13 de outubro. O candidato terá 4h30 para finalizar cada prova objetiva ; mesmo tempo que o ofertado nos dias do teste real sem a redação.

; Inscrições gratuitas até 11 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação