Trabalho e Formacao

Simulado do Correio ajuda na preparação psicológica dos candidatos

Luiz Calcagno
postado em 03/10/2013 14:42
Mesmo após meses de estudo, o aluno pode encontrar obstáculos na hora de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O medo é um deles: tem o poder de paralisar o candidato, fazê-lo esquecer cálculos, por exemplo, e prejudicar a concentração. Como consequência, toda a dedicação para conseguir uma vaga no tão sonhado curso superior pode terminar frustrada. Para lidar com o problema, a saída está no apoio familiar, no estudo e no treinamento, principalmente com simulados, indicam professores e psicólogos.

De olho em uma vaga de medicina na Universidade de Brasília, Marcelo Carlos de Oliveira, 17 anos, está entre os jovens que farão as provas do Enem em 26 e 27 de outubro. Ele admite: sempre bate o medo no momento da prova. ;Na hora de fazer o exame nacional, a gente fica com medo. Eu sempre fico nervoso. Por isso, é importante repetir ao máximo as provas e os exercícios. Eu uso até aplicativo de celular (para estudar);, afirma. Ana Beatriz de Figueiredo, 17, também utiliza os simulados como forma de treinar e superar o nervosismo. Ela pretende fazer cinema no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), que também usa o Enem como porta de entrada. ;Simulados nos ajudam porque são muito parecidos com o que vamos enfrentar na hora da prova.;

[SAIBAMAIS]A professora de Gestão de Pessoas e coordenadora-geral do IMP Concursos, Ranil Aguiar, endossa a postura dos estudantes. A empresa formou parceria com o Correio Braziliense para montar o Simulado CB, teste que será aplicado entre os próximos dias 12 e 13 para ajudar os candidatos ao Enem. As inscrições podem ser feitas no site www.simuladocb.com.br. ;O aluno terá condições de, em um ambiente confortável, avaliar o tempo que levou em cada questão, os pontos fortes e fracos e a concentração;, diz. Mas existem outros fatores importantes para aprender a lidar com o nervosismo e o medo durante as avaliações. É preciso equilibrar o físico, o emocional e o intelectual para fazer um bom Enem. ;Quando o candidato se vê em um processo de avaliação que vai definir o futuro, a ansiedade e o medo são normais. Se o aluno está preparado e confiante, a preocupação é reduzida;, ressalta.

Controle

Além da ajuda dos parentes e, obviamente, do preparo intelectual, um bom descanso ajuda a manter a tranquilidade e controlar a ansiedade na hora da prova. ;Muita gente estuda antes do exame e chega à sala de aula cansado. É preciso estar disposto;, lembra Ranil Aguiar. O psicólogo Gilberto Godoy, especializado em análise do comportamento, explica que, se o medo for mais profundo, pode ser necessário o acompanhamento profissional. ;Falamos do medo como um condicionamento da história de vida da pessoa. Nesse caso, pode estar ligado a algum trauma emocional. A pessoa tem que desenvolver o autoconhecimento. Isso pode ser feito com uma terapia;, explica.

Fique ligado
Data do Simulado CB: 12 e 13 de outubro, no site
Inscrições gratuitas até 11 de outubro
Serão duas provas, assim como no Enem, disponíveis pela internet, das 7h da manhã de 12 de outubro até as 23h59 de 13 de outubro. O candidato terá quatro horas e meia para finalizar cada prova objetiva ; mesmo tempo que o ofertado nos dias do teste real, porém sem a redação.
Data da prova do Enem: 26 e 27 de outubro, às 13h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação