Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Inep lança ferramenta que permite acesso gratuito a simulados do Enem

Estudantes das redes públicas de ensino contam, a partir desta quarta-feira (16/10) com uma nova ferramenta na web: o Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação da Educação Básica do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nele, estão disponibilizadas plataformas online gratuitas que permitem o acesso a conteúdo didático e simulados de avaliações da educação básica organizadas pelo Inep.

"Com a iniciativa, pretendemos ampliar a participação da sociedade nos processos de avaliação educacional realizados pelo Instituto", afirma o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. "As avaliações são importante instrumento de melhoria da qualidade da educação, porque mostram a efetividade dos sistemas de ensino e apontam em quais aspectos podem ser aprimorados ou servir como exemplo de boas práticas", completa.

Plataformas - Neste primeiro momento, os estudantes podem acessar as plataformas Geekie Games, Portal Ideb e QEdu.

O viabiliza acesso ao Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo que possibilita que todos os estudantes se preparem para o Enem por meio de ferramentas de diagnóstico e estudo personalizado. Os interessados podem realizar simulados das quatro áreas do Enem, identificando seus pontos fortes e fracos.

A ideia do é facilitar o acesso às informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de entender como o indicador foi gerado, o portal promove o conhecimento da sociedade sobre o Ideb e a apropriação dos respectivos resultados pelas escolas, municípios, estados e país.

O é um portal no qual o público encontra informações dos anos iniciais e finais, das redes públicas municipais e estaduais, sobre a qualidade do aprendizado em cada escola. Foi idealizado para fomentar um melhor uso das bases de microdados da Prova Brasil e do Censo Escolar.

As plataformas foram selecionadas por meio do Aviso de Chamamento Público n; 2/2013. A seleção técnica levou em consideração critérios como a abrangência da proposta para a disseminação da cultura da avaliação educacional; os impactos no desenvolvimento das atividades de avaliação; e a consonância da proposta à política de educação básica do Ministério da Educação (MEC).



Assessoria de Comunicação Social do Inep