Trabalho e Formacao

Enem tem recorde com 5 milhões de participantes; 29% não fizeram as provas

Crescimento foi de 20% e relação ao ano passado, quando 4,1 milhões compareceram ao exame

postado em 27/10/2013 19:31

Mercadante apresentou balanço após os dois dias de provaO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou, na noite deste domingo (27/10), o resultado parcial da abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013: 29% dos inscritos não compareceram às provas este ano. Dos 7,1 milhões que se cadastraram para fazer a prova, 5 milhões participaram. Foi o maior número nesses 15 anos de aplicação da prova.

O número representa um aumento de 20% com relação ao ano passado, quando 4,1 milhões compareceram ao exame. Pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff agradeceu as mais de 600 mil pessoas que participaram da organização do maior vestibular do país.

Mercadante informou que não houve nenhuma ocorrência importante como no ano passado. Segundo ele, as chuvas que caíram no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul e as interrupções temporárias de energia em alguns estados não atrapalharam as provas. No total, 36 candidatos foram eliminados por postarem fotos em redes sociais.

;Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar;, ressaltou o ministro. ;Muitas portas se abrem a partir deste Enem;, completou.

O ministro prestou homenagem à família do jovem Fernando Ximenes que morreu no último sábado (26) em um acidente de trânsito em Minas Gerais quando estava a caminho do Enem e parabenizou a jovem de 20 anos que deu à luz uma menina de 3,5 kg logo após concluir a prova deste domingo.

De acordo com Mercadante, o próximo Enem começa a ser elaborado já na segunda-feira (28) e o gabarito da prova deste ano será publicado no dia 30. Já o resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro.

Correção das provas
O Eu, Estudante - ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias - e as questões comentadas. Mais tarde, às 22h, serão publicados os gabaritos extraoficiais.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação