Trabalho e Formacao

Confira os comentários de professores sobre a prova do Enem deste domingo

Os especialistas indicam tendências do exame que podem ajudar os candidatos que farão a prova no ano que vem

postado em 27/10/2013 21:06
A prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 foi elogiada por professores das disciplinas principalmente por causa da diversidade de textos e da contextualização das questões até mesmo na parte de matemática. Os professores do Sistema Ari de Sá (SAS) se reuniram após o exame e comentam as questões, confira abaixo e acompanhe também a correção em tempo real.

Língua portuguesa
O professor João Filho destaca a diversidade de gêneros textuais presente na prova deste ano. Foram charges, cartuns, letra de música e até textos literários do início do século 20. Ao mesmo tempo, todos são extremamente contemporâneos e refletem, de alguma forma situações observadas atualmente. A intertextualidade também é ressaltada pelo professor, como no caso do quadro de Candido Portinari "O Descobrimento do Brasil" que veio junto do texto de Pero Vaz de Caminha. Apesar de falarem do mesma tema, o quadro trata do descobrimento da perspectiva dos índios e a carta da perspectiva dos europeus. Textos com gírias e com a linguagem de internet também foram incluídos.

João Filho observa que, assim como no ano passado, marcos importantes da literatura brasileira não foram explorados. São eles os centenários do poeta Vinicius de Moraes e do cronista Rubem Braga. Para o professor, isso se explica pelo fato de os critérios da prova serem embasados nas competências e habilidades definidas no edital e na teoria de resposta ao item, que define a distribuição equilibrada de questões de nível fácil, médio e difícil. "Isso ajuda a acabar com a decoreba e faz com que a prova seja justa todos os anos. Acho que a prova manteve o mesmo nível por o padrão de seleção das questões também foi mantido", comenta. João Filho acredita ainda que o número de questões do banco do Enem aumento significativamente, porque não houve repetição de textos.

Redação

O tema da redação do Enem 2013 foi ;Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". O professor Vandenverg Saraiva, acredita que a escolha foi pertinente e segue a tendência do exame, de cobrar temas relacionados a ética.De acordo com o professor, os estudantes que fazem a prova agora e que acompanharam as notícias sobre a implantação da Lei Seca no país podem citar o fato de que o Brasil é o segundo país em número de acidentes de trânsito e que essa é a segunda principal causa de mortes.

[SAIBAMAIS]Para a estrutura do texto, é importante seguir o que foi determinado pelo Guia do Participante. No primeiro parágrafo, introduzir o assunto e trazer uma tese que deverá ser defendida com argumentos nos dois próximos parágrafos. "O candidato pode usar dados estatísticos, citar exemplos e fatos e também informações dadas pelos textos motivadores", explica. No último parágrafo, é preciso concluir o texto propondo uma possível solução para o problema. "Umas das competências que será avaliada é se o aluno é capaz de elaborar uma proposta de intervenção para o problema de forma a diminuir as consequências negativas dele", conclui.

Matemática
O professor Robério Bacelar afirma que a prova de matemática do Enem 2013 foi diferente da dos outros anos e ficou mais complicada. Caiu, por exemplo, um problema de geometria analítica com circunferência, o que, segundo ele, não é esperado. No resto das questões eram clássicas e sempre são cobradas na prova: relações entre grandezas, escala, probabilidade, combinatória, geometria plana, espacial e analítica - sempre com maior enfâse na plana -, álgebra e análise de gráficos e de tabelas.

Pela segunda vez, o exame cobrou um problema de exponencial com logarítmo, fazendo alusão ao conceito de meia vida. Bacelar diz que a prova deste ano teve mais cálculos do que a anterior, mas foi muito bem contextualizado. "Não há uma questão sequer no modelo tradicional de pergunta e respota, tudo é contextualizado." Para o professor, a parte de matemática teve nível de dificuldade médio. "Não é e nem pode ser difícil por causa da quantidade de questões e do tempo para resolvê-las. É uma prova de velocidade, o aluno precisa ter uma boa base do ensino fundamental e conhecer alguns assuntos do ensino médio. Um estudante lento, que não esteja bem preparado, não consegue chegar ao final dessa prova", conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação