Trabalho e Formacao

Leitura e consciência, o segredo da redação

Colégios brasilienses que tiraram notas altas na prova escrita do Enem têm como diferencial o ensino extracurricular e a aprendizagem além da preparação para vestibular

postado em 28/11/2013 14:00
Colégios brasilienses que tiraram notas altas na prova escrita do Enem têm como diferencial o ensino extracurricular e a aprendizagem além da preparação para vestibularAs escolas brasilienses com as melhores notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destoam do ranking das instituições classificadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ; no qual a nota final é a soma da média da prova objetiva e a produção de texto. O primeiro colocado geral no DF, o colégio Galois, obteve média 712.81 considerando somente a prova escrita do Ministério da Educação (MEC). O colégio Sagrado Coração de Maria alcançou 720.32 pontos, em uma escala que vai de 0 a 1.000, seguido pelo Centro Educacional Maria Auxiliadora (720.00) e o Centro Educacional Leonardo da Vinci (714.51).

Na avaliação do doutor em educação da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Augusto Medeiros, o desempenho na redação do Enem demonstra a maturidade dos estudantes. ;É interessante notar que justamente as escolas preocupadas na formação cidadã, e não só na preparação dos alunos para um processo seletivo específico, tais como vestibular, PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou Enem, tiveram as melhores notas;, ressalta. Para ele, a dificuldade dos alunos na produção de texto não seria a forma, mas o conteúdo. Mesmo com nota média de 700 pontos na redação, as escolas do DF não figuram no ranking nacional das 20 melhores instituições. O tradicional colégio carioca São Bento obteve a média mais alta do país, ao alcançar 810.53.

[SAIBAMAIS]As escolas da capital com melhor rendimento no quesito redação têm em comum a estrutura curricular voltada para a leitura e produção textual desde o ensino fundamental. A coordenadora pedagógica do Sagrado Coração de Maria, Valéria Cândida Barreto Marinho, explica que o sucesso nas notas da redação no Enem se deve à interdisciplinariedade desenvolvida entre os alunos a partir do 9; ano. ;Não existe segredo ou fórmula, mas sim um trabalho contínuo do ensino acadêmico aliado à formação social do estudante, que é o que garante a base de conteúdo para a redação de texto;, afirma.

Valéria lembra que, no ano passado, os 138 alunos do ensino médio matriculados na instituição visitaram a Cidade Estrutural e desenvolveram trabalho social com a comunidade carente. ;Dessa experiência, eles foram desafiados a produzir textos sobre as mazelas sociais, depois de discutirem o tema com professores de diversas disciplinas. Acho que isso contribuiu para o bom desempenho deles na redação de 2012, cujo tema foi Movimentos migratórios no Brasil no século 21.;

De acordo com a metodologia do Enem, na redação, o estudante deve demonstrar boa interpretação do texto enunciado, analisar criticamente o tema sugerido e apresentar uma proposta de solução para o problema identificado. Tudo isso com clareza de argumentação e respeito à norma culta da língua portuguesa.
Com o bom desempenho do colégio Sagrado Coração de Maria, a estudante do 3; ano do ensino médio da instituição Fernanda Vasques, 17 anos, está ansiosa para fazer a prova do próximo ano. ;A gente sente que a responsabilidade aumenta para continuar representando bem a nossa escola. Mas acho que tivemos uma boa preparação ao longo dos anos;, observa. A instituição exige dos alunos, pelo menos, uma produção textual por semana. Além do conteúdo visto em sala, eles contam com o reforço de duas aulas de redação, com duração de 50 minutos cada, no horário contrário das disciplinas obrigatórias.

Formação cidadã

Para André Guilherme Martins Soares, 18 anos, colega de Fernanda, o diferencial do Sagrado Coração de Maria é o método aplicado para o desenvolvimento dos temas das redações. ;Não estudamos redação só na aula específica, mas nas disciplinas de exatas. Somos incentivados a produzir textos de conteúdos matemáticos;, diz. Eduardo Luiz Carneiro, 18 anos, aluno do 3; ano da instituição, acredita que o desafio e o treino contribuíram para a nota da escola.

No Leonardo da Vinci, o laboratório e plantões de redação começam a partir do 6; ano. As dificuldades de cada aluno são discutidas individualmente com o professor. Segundo a diretora da unidade na Asa Sul, Márcia Ferreira Nunes, o resultado no Enem reflete o incentivo da leitura e da escrita desde os primeiros anos da alfabetização. ;Parte da proposta da escola é baseada nessa metodologia por meio do projeto Ler, escrever e prazer, em que cada professor trabalha com uma meta de leitura semanal com os estudantes;, explica.

810.53 pontos
Média do colégio carioca São Bento, a maior nacional na redação do Enem de 2012


Como funciona


Novo método

O 1; ciclo engloba as escolas de educação infantil, com crianças de 4 e 5 anos. O professor trabalha com linguagens e há uma parceria mais aprofundada com a família. O Bloco Inicial de Alfabetização abrange os três primeiros anos do ensino fundamental. Nessa fase, a progressão é continuada. O foco é a aprendizagem e não há reprovação até o 3; ano. Fazem parte do bloco 2 os 4; e 5; anos do ensino fundamental. Nesse caso, a retenção só ocorre no 5; ano. A avaliação é formativa. Os professores trabalham com provas, seminários e trabalhos em grupo. Para os que chegam ao fim sem conseguir a aprovação, o foco no ano seguinte será nas dificuldades individuais. Componentes como a semestralidade e o 3; ciclo ; do 6; ao 9; ano ;, ainda serão discutidos pelo Conselho.

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