postado em 28/12/2013 12:14
Para muitas pessoas, datas comemorativas representam um período de lazer, descanso e a hora de dar uma pausa na rotina. Mas para quem está de olho em uma vaga na carreira pública é o momento de intensificar os estudos, pois 2014 promete ser próspero para os concursandos, com cerca de 47 mil vagas abertas. O diretor e professor do preparatório para concursos IMP, Antonio Geraldo, explica que é preciso investir numa rotina de estudos sem perder o foco. ;O descanso é sempre importante, porém, o concursando precisa ter ciência de que ele não deve interromper a jornada de estudo totalmente, afinal, a concorrência é grande e aqueles que conseguirem manter o ritmo saem ganhando;, explica ele.
De acordo com o professor de administração pública Renato Lacerda, é importante conciliar o período de festas com os estudos. "Quem está estudando não pode se punir. É possível estabelecer horários tanto para estudar, quanto para se divertir".
[SAIBAMAIS]Para quem está começando a estudar para concursos, Lacerda recomenda que calcule quantas horas estão disponiveis e dedique 30% desse tempo para matérias em que enfrenta maiores dificuldades e o restante para aprofundar as disciplinas com que já tem certa familiaridade. Já para quem estuda há algum tempo, o professor aconselha analisar e responder questões de outras provas e, em caso de dúvida, buscar as fontes teóricas.
Segundo Lacerda, a maior dificuldade dos concursandos é aplicar a teoria na prática. "Os concursandos entendem o problema durante as aulas, mas quando se veem sozinhos, não conseguem entender a linguagem da banca examinadora, ou se equivocam com as questões. É preciso estar atento o tempo todo", acrescenta.