Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

8,6 mil vagas em todo o país

Dominar os conteúdos de informática, conhecimentos bancários e atualidades do mercado financeiro é essencial para garantir bom desempenho na prova do Banco do Brasil

O Banco do Brasil lançou edital com 8.630 vagas para formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para atuar no cargo de escriturário, com lotação em oito estados e no Distrito Federal. A seleção exige nível médio de escolaridade dos candidatos e a remuneração inicial é de R$ 2.043,36. Além do salário, o funcionário possui vantagens como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional e participação nos lucros.

A banca responsável pelo certame é a Cesgranrio. Serão três etapas: provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com caráter classificatório e eliminatório, redação e perícias médicas e exames admissionais de caráter eliminatório. As provas objetivas serão divididas em 35 pontos ; com matérias como língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro ; e outros 65 pontos para conhecimentos específicos ; como técnicas de vendas, cultura organizacional, atendimento, conhecimentos bancários e domínio produtivo da informática.

Estreia
Essa será a primeira seleção para um cargo público do estudante de engenharia civil Pedro Moura, 18 anos, que está se dedicando durante as férias da faculdade. ;Ainda não sei muito sobre as matérias, mas estou fazendo cursinho pela manhã e também estudo durante a tarde;, diz. O maior incentivo à participação do candidato é a remuneração, que também o ajudará a pagar parte da mensalidade da graduação.

Na etapa da prova objetiva, é preciso estar muito bem preparado em duas disciplinas: informática e conhecimentos bancários, que representam 35% da nota final. Para o professor de conhecimentos bancários do Instituto IMP Guilherme Cabral, a matéria é decisiva para a aprovação. ;É uma matéria que poucas pessoas dominam. Aquele candidato que se dedicar mais à ela, certamente, garantirá uma classificação mais vantajosa;, diz. A parte do edital que diz respeito a conhecimentos bancários divide o conteúdo em 15 questões com peso diferente entre elas, sendo 10 com valor de um ponto e cinco valendo dois pontos, totalizando 20 pontos. O professor afirma que as questões de nível médio e difícil definirão a classificação e acredita ser possível que haja mescla com outras disciplinas, como cultura organizacional e atualidades do sistema financeiro.

A disciplina de atualidades do mercado financeiro é mais direcionada a certames bancários e deve ser revisada de forma especial por estar envolvida com outras matérias. O professor da disciplina no Ponto dos Concursos César Frade observa que o conteúdo é dinâmico e muda a cada mês. ;O aluno deve estar atento às reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN), pois as matérias que caem nesses concursos sempre estão relacionadas aos temas tratados nas reuniões;, afirma. No cenário financeiro nacional, César Frade diz que é preciso entender as recentes crises e, principalmente, as mudanças que ocorreram após a crise americana de 2008. ;O mercado financeiro brasileiro é bem mais regulado do que o americano, então, é menos suscetível a crises, mas também é necessário analisar o que a crise provocou no nosso mercado;, alerta. Como forma de estudo, o professor indica refazer a prova do Banco do Brasil de 2011 e as últimas provas da Cesgranrio. ;A banca distribui o conteúdo bem entre os itens, mas quase todas as provas são bem similares e possuem questionamentos diretos;, explica. Outro conselho é acessar o site do Banco Central e analisar a aba ;perguntas e respostas;.

É preciso se dedicar também à disciplina de informática. No edital, ela está denominada como domínio produtivo da informática, mas, para o professor do Instituto Processus Nereu Costa, o que realmente aparece na prova é a parte teórica. ;O banco é todo informatizado, então, ter o conhecimento profundo da matéria é muito importante tanto para a prova quanto para desempenhar a função lá dentro;, diz. Baseado nas últimas seleções da banca e de outras instituições bancárias, ele sugere aprofundar os estudos em segurança da informação. ;Conceitos do protocolo HTTPS de segurança criptografada, computação nas nuvens, worm, vírus adware e back doorf são frequentes. E não só os conceitos mas também as diferenças e relações entre eles;, explica.

O edital traz ainda questões relacionadas a BrOffice e Microsoft, além dos sistemas operacionais Windows e Linux. ;Como são 15 pontos da prova, é preciso analisar todos os tópicos descritos no edital para não perder questões de nível fácil;, alerta. Em relação a conteúdos mais específicos, Nereu Costa diz que é necessário dar atenção em como inserir tabelas, cabeçalho e rodapé no Word, as fórmulas de soma e de média no Excel e as configurações do sistema no painel de controle do Windows 7. Para finalizar, o professor diz que já caíram questões relacionadas a redes sociais e a conceitos de educação a distância.