Trabalho e Formacao

Cespe divulga lista de aprovados da terceira etapa do PAS

postado em 10/01/2014 19:06
Sensação de dever cumprido e de extensão das férias até março para uns e de decepção e de retomada aos estudos para outros. Essas são duas realidades que os 12.687 estudantes de ensino médio que participaram da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), Subprograma 2011, encararam nesta sexta-feira (10/1). A lista de aprovados está disponível desde as 19h, no site do Cespe, em cartaz no Instituto Central de Ciências (ICC) e no Teatro de Arena do câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.


Quem foi conferir a aprovação pessoalmente, na UnB, pode ver o nome entre restos de tintas e ovos e muita festa. Foram 1.878 convocados para preencher 2.110 vagas de 97 cursos de graduação da Universidade, nos quatro câmpus: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. Do total de vagas, 556 estão destinadas ao sistema de cotas. Entre os inscritos, 16,95% não compareceram à prova realizada em 1; de dezembro de 2013.

Vitor Fernandes, 17 anos, e a mãe, Dalma Menezes, 43, estavam emocionados. Ele passou para engenharias no Gama, onde mora e vinha toda noite para o Plano Piloto para estudar em cursinho. "Estudei bastante e me dediquei mais no terceiro ano", contou. "Eu, como professora, sempre incentivei e acompanhei ele desde pequeno e a gente vê que só quem passa quem se dedica", afirmou a mãe.

Kariza Vitória Macedo, 17 anos, passou para gestão de políticas públicas. "Estudou desde que era pequena. Tenho a expectativa de aprender tudo o que puder e fazer muito pela sociedade", disse.

Gabriel Vitor Tocantins, 17 anos, não foi aprovado para o curso de engenharia mecânica, mas diz que não vai desistir de ingressar da UnB. "Vou continuar tentando e entrar no cursinho para me preparar melhor."

Recepção
Para receber os novos alunos que foram conferir a aprovação nos murais da universidade, o Diretório Central de Estudantes, com apoio do Decanato de Ensino e Graduação (DEG), preparou dois ambientes para festa. Para quem quis evitar os trotes com tinta, ovos e farinha, a programação no ICC Norte é mais tranquila, com carrinho de pipoca, algodão-doce, música e outras atividades. Para quem optou pelo trote sujo, os centros acadêmicos e os veteranos recepcionaram os aprovados no Teatro de Arena. A Bateria Insana, do curso de medicina, e a Maquinada, bateria dos cursos de engenharias, foram responsáveis pelo som no espaço.

Registro
Os estudantes aprovados em primeira chamada devem comparecer aos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB em 21 e em 22 janeiro. Para fazer o registro, será necessário apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade
- Comprovante de conclusão do ensino médio
- Histórico escolar
- Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação nas últimas eleições ou certidão de quitação eleitoral
- CPF
- Certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino)
- Certificado de Habilidade Específica, para os cursos que exigem o documento, dentro do prazo de validade, emitido pelo Cespe/UnB
- Dois questionários descritos na Agenda do Calouro

Ao confirmar a vaga, os candidatos receberão um documento de comprovação de registro e um livreto com informações aos calouros. Em caso de não comparecimento, o estudante perderá a vaga. A divulgação da segunda chamada está prevista para 24/1. Confira data, horário e local para registro de cada curso no site do Cespe.

[SAIBAMAIS]Desempenho
O gabarito oficial da prova da terceira etapa está disponível pelo site do Cespe desde o dia 3 de dezembro de 2013 e o boletim de desempenho está previsto para ser divulgado ainda nesta sexta-feira. Aprovados ou não podem conferir a nota final e o desempenho em cada parte da prova também pelo site do Cespe, no cadastro pessoal de cada candidato. Já os participantes da primeira e da segunda etapas poderão conferir o desempenho apenas a partir de 26/3 de acordo com o edital.

Sisu
Os candidatos que não foram aprovados e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UnB divulgou o edital com as normas de participação na segunda-feira (6/1). É a primeira vez que a instituição participa do sistema, com oferta de 1.986 vagas em 88 cursos. As inscrições para Sisu estão abertas até às 23h59 desta sexta pelo site da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação