Trabalho e Formacao

Inscrição para vestibular da USP começa nesta sexta (22)

Candidatos têm até 8 de setembro para se registrar em um dos 249 cursos de graduação da universidade

postado em 21/08/2014 12:19

Começa nesta sexta-feira (22) o período de inscrições para o vestibular Fuvest 2015. A prova selecionará 11.057 candidatos para a Universidade de São Paulo e 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com total de 11.177 vagas.

A inscrição é feita pelo site . A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00, poderá ser paga em bancos ou pela internet até 9 de setembro com boleto gerado até 8 setembro, último dia de inscrição. O candidato deverá utilizar seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu documento de identidade.

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito câmpus no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo.

O candidato que completar a inscrição no prazo e pagar a taxa de inscrição até 9 de setembro receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest a partir de 27 de setembro. Esse número permitirá ao inscrito encontrar os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases.

O programa de inscrição permitirá, até às 23h59 de 9 de setembro, que o candidato retifique informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone, endereço eletrônico. Não será possível a alteração do número de CPF do candidato.

Inscrição de candidatos com deficiência

Os candidatos com deficiência deverão dar essa informação ao realizar a inscrição. O programa gerará uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada, via postal registrada, postada até 12 de setembro com a documentação relacionada para esses casos. Uma equipe de especialistas analisará os documentos e comunicará ao candidato, até 24 de novembro, as condições que lhe serão oferecidas, em cumprimento à legislação brasileira.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 30 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova terá 90 questões sobre disciplinas do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares. Todas as perguntas serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas. No dia 4 de janeiro responderão dez questões de português e farão uma redação. No dia seguinte, 5 de janeiro. a prova trará 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No dia 06 de janeiro, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Em relação à nova ortografia, a Fuvest lembra que, de acordo com o Decreto 7.875, de 27 de dezembro de 2012, "a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1; de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida".

A primeira chamada será divulgada no dia 31 de janeiro de 2015. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no vestibular pelo site na seção Usuários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação