Trabalho e Formacao

Fim de semana tem prova do PAS

A orientação aos alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio inscritos no Programa de Avaliação Seriada é de que cheguem uma hora antes ao local do exame. As duas etapas são importantes para somar pontos à última e decisiva fase para o ingresso na UnB

postado em 03/12/2014 11:56
Alessandra estreará no PAS. Ela pretende cursar direito na UnBNeste fim de semana, estudantes dos primeiros anos do ensino médio passarão por fases importantes para chegar à universidade. Eles testarão os conhecimentos adquiridos durante o ano nas provas da primeira e da segunda etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Embora a opção pelo curso pretendido na Universidade de Brasília (UnB) só ocorra na terceira etapa, as duas primeiras são determinantes para o acúmulo de pontos necessários para a aprovação. As provas têm peso um, dois e três na medida em que o processo avança.

Cada etapa é realizada com uma prova em perspectiva interdisciplinar e uma redação. Por ser seriada, permite ao aluno refletir sobre o aprendizado dele e, se preciso, redirecionar os estudos. No próximo sábado, os estudantes do 2; ano farão o teste e, no domingo, será a vez dos iniciantes. A prova de conhecimentos é dividida em duas partes: língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês) e outra que abrange artes cênicas e visuais, biologia, filosofia, química, geografia, história, português, matemática e outras, além da redação.

Além de estar com o conhecimento afiado, para obter êxito no PAS, é preciso conhecer as regras do certame. Levar um documento de identidade original e não esquecer as canetas esferográficas pretas, fabricadas de material transparente, são exigências mínimas para que o candidato não seja eliminado. ;Hoje, o PAS é o acesso mais simples à UnB. Quando a pessoa encara um vestibular ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vai disputar com pessoas que estão no terceiro curso superior ou estudando há anos. No PAS, não. A concorrência é com um aluno da mesma faixa etária e com o mesmo nível de conhecimento;, diz o professor de química Euclides Chacon, do colégio Galois.

Endereços

Embora os portões fechem às 13h, chegar com uma hora de antecedência ao local de prova é uma das táticas para reduzir a ansiedade. As escolas nas quais as provas serão aplicadas estão listadas no site www.cespe.unb.br/pas. A consulta é individual e de responsabilidade do concorrente. Aluno do 2; ano do ensino médio no Setor Leste Ribamar Martins sairá de casa, em Taguatinga, às 10h30, para não perder o horário. Fará a prova no colégio onde estuda e já verificou o tipo de transporte a ser utilizado. ;Vou de metrô e, depois, pego o ônibus para a Asa Sul. Vou almoçar com alguns amigos e, em seguida, vamos para a escola;, diz.

[SAIBAMAIS]Ribamar se sente apto para realizar o teste, mas a experiência o fez se preparar melhor neste ano. ;Ano passado, passei mal durante o PAS porque esqueci de levar lanche. Para sábado, já separei a barra de cereal;, conta. Ele lembra que se informou sobre todas as regras para não ser pego de surpresa.; Uma cartilha explicativa elaborada pelo Cespe é clara: todos os lanches êm que estar em material transparente. Até os salgadinhos. Eles estão bem criteriosos;, completa o estudante. Na prova da terceira etapa do PAS, realizada em novembro, o organizador do certame colocou em prática, pela primeira vez, as novas regras de segurança. Até balinhas ou chocolate devem estar em recipientes de material transparente.

Moradora da Cidade Ocidental, Alessandra Oliveira Barbosa, 15 anos, fará o PAS pela primeira vez no domingo. Com o nervosismo natural de quem não conhece bem o sistema, ela estudou muito para garantir boa nota. ;Refiz provas dos anos anteriores, entrei em um cursinho preparatório. Quero cursar direito e, para isso, preciso ter uma boa média;, afirma. Para não se atrasar, ela preferiu não contar com o sistema de transporte público no dia do PAS. ;Pedi para meu pai me levar. Como será no meu colégio, não vou me perder. Sairei de casa com duas horas de antecedência;, completa.

Fique atento

; 2; etapa do PAS ; Subprograma 2013-2015
Data: 6 de dezembro
Horário de realização da prova: às 13h
Duração: 5 horas
Onde consultar os locais de prova: www.cespe.unb.br/pas

; 1; etapa do PAS ; Subprograma 2014-2016
Data: 7 de dezembro
Horário de realização da prova: às 13h
Duração: 5 horas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação