Trabalho e Formacao

Ex-aluno da UnB é primeiro lugar em programa de residência médica

Candidato enfrentou concorrência de peso

postado em 20/02/2015 20:25

Candidato enfrentou concorrência de pesoFoi por volta das 19 horas da última quinta-feira (19) que o recém formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB) Kaleu Costa Nery, 26 anos, soube que foi aprovado na seleção para o programa de residência médica do Hospital das Forças Armadas (HFA). A grande surpresa, no entanto, se deve ao fato de o médico ter superado mais de 80 candidatos que deputavam uma das três vagas ofertadas para o programa de especialização em ortopedia e traumatologia do órgão. "Sabia que seria aprovado, pois me preparei durante muito tempo para a prova, mas não esperava a colocação. Minha família também estava na expectativa, todos vibraram quando souberam do resultado", conta.


Aspirante à carreira de medicina desportiva, para se preparar, o médico estudou por um ano e meio, frequentando cursinhos preparatórios e revisando apostilas e videoaulas, em estudo individual. Filho de advogados, Kaleu atribui a escolha à vocação, mas diz ter se inspirado nos pais para escolher a profissão. "Cheguei a Brasília há seis anos, quando fui aprovado na UnB. Foi em casa que decidi estudar medicina, pois, apesar de não termos muitos médicos, cresci em um ambiente de pessoas caridosas que me motivou a ajudar aos outros de alguma forma. Por outro lado, sempre fui fã de esportes, e isso foi crucial na minha iniciativa de procurar especialização em traumatologia. Estudava, ao todo, por cerca de 6 horas diariamente durante a preparação, mas já tinha certa bagagem da faculdade", conta. Daqui pra frente, Kaleu pretende se dedicar ao programa para, então, concorrer a uma vaga no serviço público e abrir uma clinica médica voltada a esportistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação