Trabalho e Formacao

MEC reabre inscrições para novos alunos no Fies nesta segunda (23)

Novas regras exigem mínimo de 450 pontos no Enem e impedem a utilização de recursos do ProUni e do Fundo de Financiamento Estudantil ao mesmo tempo. Prazo para se inscrever vai até 30 de abril

postado em 23/02/2015 11:45

[SAIBAMAIS]O Ministério da Educação (MEC) abre inscrições para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2015 nesta segunda-feira (23). As inscrições devem ser feitas pelo site até 30 de abril. A portaria sobre o prazo de inscrição foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União e define também que serão observados os indicadores de qualidade de instituições de ensino superior para a concessão do financiamento.

Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição. Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Indignação

A microempresária Maria Clara Sousa, 46 anos, moradora de Ceilândia, lamenta a demora na liberação de novos contratos, já que isso prejudicou a continuidade dos estudos do filho Giovanni Luca, 24 anos, que cursaria o quinto semestre de direito na Faculdade Processus. ;Fiz a matrícula dele este ano e tentaríamos o Fies pela primeira vez. Eu sempre ligava no 0800 do sistema e diziam que estavam readaptando novas regras e que os alunos deviam aguardar. A parcela venceu em 5 de fevereiro, e não temos o que fazer. Não tenho condições de pagar;, reclama. Para a mãe, a data de liberação do MEC para novos contratos do Fies não é satisfatória já que as aulas de muitas faculdades começaram em janeiro e início de fevereiro. ;A educação no Brasil não tem condições. É humilhante;, queixou-se.

Novas regras

Em 2014, o ministério alterou as regras para concessão de novos contratos do Fies. Para participar, é preciso obter, no mínimo, 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também não será mais permitido o uso de recursos do Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação