O Plenário da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (25), a partir das 10 horas, comissão geral sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação.
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propôs a sessão de debates, afirma que o Fies é o melhor programa de financiamento estudantil do País, mas ;converteu-se em acumular problemas financeiros e políticos;.
Ele cita dados do Portal da Transparência e do Censo da Educação Superior que apontam um aumento de 448% do número de alunos beneficiados pelo Fies - de 150 mil, em 2010, o número aumentou para 827 mil em 2013.
;Desse modo, os gastos cresceram muito nos últimos quatro anos e as autoridades tiveram de rever o programa, o que gerou críticas das universidades privadas;, aponta, se referindo à decisão do governo federal de mudar as regras do Fies.
Em dezembro, o governo passou a exigir dos estudantes um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como condição para obtenção de financiamento. ;Antes bastava ter participado do Enem. Essa mudança é um dos critérios que mais vem sendo debatido por alunos e universidades;, ressalta Bueno.
O deputado acredita que a comissão geral será uma oportunidade de ;procurar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos que utilizam o Fies;.