O Distrito Federal tem apenas uma instituição de ensino médio classificada entre as 50 melhores no ranking elaborado pelo Correio que leva em consideração as médias das escolas nas provas objetivas e na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Colégio Olimpo, particular, teve o melhor resultado, com 713,09 pontos, ocupando a 29º posição no ranking nacional.
O secretário de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF), Júlio Gregório Filho, enfatiza o processo de desenvolvimento em que o exame se encontra e justifica o desempenho medíocre da capital federal com a falta de interesse dos estudantes pelo exame. ”Não há como comparar uma escola de tempo parcial com uma de tempo integral. Isso gera uma questão cultural diferente. Não podemos comparar Brasília com as demais capitais”, define.
Saiba mais
Especialistas avaliam o desempenho das escolas no Enem Inep divulga notas por escolas do Enem 2014 DF tem apenas uma escola entre as 50 melhores do país Sociedade conhecerá melhor as escolas que oferecem educação Nível social do aluno e formação do professor são determinantes Escolas do Rio se destacam entre as melhores na prova do Enem Mulheres são maioria no Enem
“Essas escolas recebem muitos filhos de embaixadores, de altos dirigentes do governo federal e da classe média alta. O Enem não está nos horizontes de quem frequenta essas instituições, que focam na UnB, em universidades privadas e até mesmo em instituições fora do país - até porque 85% das ofertas de ensino superior no DF são representadas por instituições privadas e apenas 15% por públicas”, afirma.