Abertas inscrições para olimpíada de astronomia e astronáutica

Realizada em fase única, a competição ocorre em 17 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/02/2019 17:58 / atualizado em 12/02/2019 18:32

Divulgação/Facebook

 
Estão abertas as inscrições para a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A edição de 2018 teve a participação de 776.338 estudantes de 8.456 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão. As escolas que nunca participaram podem se cadastrar no site da OAB até 17 de março. 

Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas  públicas e particulares. A prova é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio - e é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020. Os participantes desta edição vão concorrer a vagas na Jornada Espacial, que ocorre em São José dos Campos (SP), onde receberão material didático e assistirão a palestras de especialistas.

Os alunos e os professores podem se preparar para a prova por meio do aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets, e computadores, e pelo site do evento, que fornece vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores. 

A OBA é coordenada por uma comissão de membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).