Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (6)

Prazo para os interessados é até 17 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/05/2019 16:46 / atualizado em 13/05/2019 17:33

Nesta segunda-feira (6) começam as inscrições para o  Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Neste mesmo dia começa o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que este ano custa R$ 85.  Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição deve fazer a inscrição também.
 
Até 17 de maio o participante poderá atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de Língua Estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada.

Também a partir desta data, pode ser solicitado atendimento especializado e específico. 

As inscrições podem ser feitas até 17 de maio pelo site do Enem. A taxa pode ser paga até 23 de maio. 

As provas  serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. 
 
 

Para auxiliar os interessados, o Inep preparou um passo a passo da inscrição, com descrição de todas as etapas.

Este ano, pela primeira vez, inscritos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar no sistema, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear. Em relação à segurança, outra inovação fará com que, neste ano, qualquer emissão de som de aparelhos eletrônicos, ainda que desligados e guardados em envelope próprio, leve à eliminação imediata de seu portador, para coibir eventuais tentativas de fraude. A revista prévia em todos os lanches levados no dia de aplicação está garantida e também visa maior segurança. Na aplicação, também é novidade o espaço para rascunho no fim do caderno de questões. Ele será pautado para rascunho da redação e sem pauta para os cálculos.
 
 
Outro canal de informações à disposição dos participantes é o Aplicativo do Enem, que tem os dados da inscrição, cronograma e alertas, e por onde também é possível conferir o local de prova quando o cartão de confirmação for divulgado, em outubro. Após o exame, o participante tem acesso ao gabarito e até ao resultado. Além disso, o site do Enem traz todo o cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova e as perguntas frequentes, que permitem ao participante acompanhar todas as etapas e informações necessárias. Na Página do Enem – Portal do Inep o participante ainda encontra toda a legislação do Exame, as provas e gabaritos de edições anteriores, a matriz de referência, a Cartilha do Participante – Redação no Enem e outros documentos. 
 
O exame é feito  pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve como porta de entrada para universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para conseguir bolsas de estudos em instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).