Inep lança edital do Enem 2019 em Libras

Um guia para inscrições voltado para surdos será publicado na próxima semana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/05/2019 17:00

Reprodução/Inep

 
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou conteúdo exclusivo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os candidatos surdos que têm interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Um um guia para inscrições voltado para surdos será publicado na próxima semana. 
 

 
Uma campanha de comunicação em Libras também será veinculada nas redes sociais do instituto. Segundo o Inep, o objetivo é destacar as principais informações e datas do exame (3 e 10 de novembro). As atividades são resultados de uma iniciativa da Política de Acessibilidade e Inclusão direcionada à comunidade surda: o Enem em Libras.

Conquistas

Ao longo da história do Enem, o instituto implantou vários recursos de acessibilidade, como tradutores, intérpretes, editais e orientações em Libras. Em 2017, o Inep passou a oferecer a vídeoprova em Libras e levou o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" para a redação. A funcionalidade permite assistir ao vídeo das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar. 
 

Enem em Libras

A iniciativa tem o intuito de tornar o Enem mais acessível para o candidato que tem a Língua Brasileira de Sinas como primeiro língua, garantindo editais, vídeoprovas, cartilhas do participante e campanhas de comunicação do exame em Libras.