postado em 09/07/2012 08:00
Área de contínua renovação, a tecnologia da informação é uma das que mais sofrem com a carência de profissionais qualificados. Há poucos habilitados e a muitos deles falta um currículo consistente, que não se limite aos conhecimentos básicos da profissão. Além disso, o descompasso entre o que é ensinado na graduação e o que é exigido pelo mercado entrava, por vezes, as contratações. A projeção é que, em 2012, o deficit de mão de obra especializada chegue a 11 mil pessoas, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Para 2014, devem faltar 45 mil profissionais na área. De acordo com o diretor de educação e recursos humanos da Brasscom, Sergio Sgobbi, isso faz com que a disputa por bons funcionários leve as corporações a seduzirem os contratados na concorrência com melhores salários ou condições de trabalho. %u201CAs empresas acabam roubando funcionários de outras%u201D, diz.
Como se não bastasse a escassez quantitativa, os poucos profissionais não apresentam a qualificação esperada. Segundo Sgobbi, grande parte da mão de obra sofre de defasagem tecnológica. %u201CO que é ensinado não está de acordo com o que o cobrado pelas empresas", diz. Para ele, a explicação estaria na falta de integração entre academia e mercado de trabalho. O diretor da Brasscom defende a necessidade de firmar parceria entre cursos de graduação e empregadores, de forma a atualizar professores e a capacitar alunos. %u201CA iniciativa permite que as inovações do mercado cheguem às faculdades%u201D, explica.
Matemática
Outra questão delicada é a falta de intimidade com raciocínio lógico e matemática. As dificuldades, originadas ainda na educação básica, se refletem no ensino superior. O diretor dos cursos de computação e sistemas de informação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Eduardo Moresi, destaca que muitos estudantes ficam pelo caminho durante a graduação por não entenderem os problemas tecnológicos apresentados a que se propõem tratar e como transformá-lo em soluções algorítmicas. %u201CO estudante sabe ler, mas não sabe interpretar nem lidar com as ferramentas lógicas%u201D, explica.
Desse males a arquiteta em projetos Lorena Dourado, 29 anos, não sofre. Foi justamente a paixão por matemática que a fez escolher o curso de engenharia da computação. Porém, ela lembra a quantidade de colegas que desistiram por não atingirem o conhecimento mínimo necessário em cálculo, por exemplo. %u201CO índice de reprovação nas disciplinas de matemática era muito alto%u201D, conta.
Lorena está formada há 10 anos e reconhece que o descasamento entre teoria e prática não é de hoje. %u201CDesde a minha graduação, falta ligação da faculdade com o mercado de trabalho%u201D, afirma. Por isso, à época, a jovem fez vários estágios. Para se manter atualizada, hoje ela faz treinamentos, assina revistas de informática e busca conhecimento na internet. %u201CA graduação é a preparação básica. Os profissionais saem da faculdade e acham que já estão preparados%u201D, diz.
A fluência em língua inglesa, idioma em que são desenvolvidos os softwares e em que são ministradas as certificações (treinamento para utilização dos programas), é um dos requisitos para quem atua na área de TI. Diretor na empresa de informática Ctis, João Alberto Mazzini conta que a carência de funcionários bilíngues leva a empresa a gastar mais em capacitação dos contratados, e nem sempre eles permanecem no quadro. %u201CA procura encarece a mão de obra mais qualificada e aumenta os custos de desenvolvimento e operação de qualquer solução de TI. O %u2018turnover%u2019 (rotatividade de funcionários) também aumenta%u201D, explica.
Saiba mais
» A tecnologia da informação é um campo do conhecimento dividido em quatro grandes áreas: ciência da computação; processamento da informação; eletrônica e automação; e manutenção de máquinas e equipamentos. Para cada uma delas, há cursos relacionados.
» Ciência da computação: administração de redes, banco de dados, ciência da computação, engenharia de computação, engenharia de softwares, informática, linguagens de programação, sistemas operacionais, tecnologia da informação, tecnologia em desenvolvimento de softwares e tecnologia em informática.
» Processamento da informação: análise de sistemas, informática educacional, processamento de dados, segurança da informação e sistemas de informação.
» Eletrônica e automação: automação, controle e automação, eletrônica, eletrônica industrial, engenharia de computação, engenharia de comunicações, engenharia de controle e automação, engenharia de redes de comunicação, engenharia de telecomunicações, engenharia eletrônica, engenharia mecatrônica, manutenção de aparelhos médico-hospitalares, manutenção de equipamentos eletrônicos.
» Manutenção de máquinas e equipamentos: redes de computadores, sistemas de comunicação, tecnologia de transmissão de dados, tecnologia digital, tecnologia eletrônica, tecnologia mecatrônica, telecomunicações e telemática.