Trabalho e Formacao

Instituto federal abre curso de intérprete de libras em SC

postado em 29/05/2013 16:16
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina oferece o primeiro curso técnico de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais (libras) do país. As inscrições devem ser feitas até 10 de junho. A taxa é de R$ 30.

Com 32 vagas e início das turmas no segundo semestre, no câmpus de Palhoça, o curso, noturno e gratuito, terá duração de quatro semestres para alunos que ainda aprenderão a libras e de três semestres para aqueles que já a dominam de maneira atestada por validação de competência.

O técnico formado no curso estará habilitado a traduzir e interpretar a libras e a língua portuguesa. O curso é o primeiro do tipo no Brasil. O Ministério da Educação o incluiu no .

De acordo com o diretor de ensino, pesquisa e extensão do instituto, Paulo César Machado, o curso surge de uma demanda das escolas catarinenses, que registraram aumento na matrícula de estudantes surdos. ;Antes, a capacitação dos intérpretes era feita em cursos de orientação promovidos pelas associações de surdos, com pessoas que já tinham experiência em libras, muitas vezes parentes dos surdos;, afirmou. ;Não certificávamos esses profissionais, que tinham formação mais empírica do que acadêmica.;

O câmpus de Palhoça, município da região metropolitana de Florianópolis, abriu inscrições também para o curso técnico subsequente de produção de materiais didáticos bilíngues (libras;português), inédito no país. A oferta é de 32 vagas para o período noturno, sem taxa de inscrição. O câmpus oferece ainda 40 vagas para o curso Proeja;FIC. Nele, os alunos terminam o ensino fundamental bilíngue libras;português e ainda fazem outro curso, profissionalizante, em fotografia digital e edição de imagens.

As devem ser feitas na página do .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação