postado em 04/01/2012 12:00
O estudante de São Paulo Michael Cerqueira de Oliveira, 17 anos, conseguiu mudar a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de zero para 880, após pedir revisão da prova na Justiça. É a primeira vez que um candidato consegue a revisão desde o novo formato do Enem. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), a nota da redação de Michael passou por três correções. Normalmente, as redações são corrigidas por dois examinadores. Se a diferença na nota dos dois for maior do que 300 pontos, a redação é avaliada por um terceiro corretor.
A redação de Michael foi reavaliada por um conselho do consórcio Cespe-Cesgranrio, responsável pela prova, que chegou a nota atual. Ainda de acordo com o MEC, 16 recursos em relação à redação tramitam na Justiça desde o dia 20 de dezembro, quando foram divulgadas as notas do Enem 2011, mas só este caso foi revisto. Em 2010, foram 28 recursos, mas nenhum deles foi aceito. A assessoria do MEC não quis comentar se o caso de Michael abre precedente para novas revisões.
O MEC também não divulgou porque a redação de Michael teve nota zero nas três avaliações dos corretores. Segundo o edital do Enem, uma redação tem nota zero caso fuja ao tema, a folha de redação esteja em branco, tenha menos de sete linhas ou tenha ;impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;.