Enem

Tira-dúvidas

Seis esclarecimentos sobre os mecanismos utilizados pelo Cespe na correção das provas de redação do Enem

postado em 16/01/2012 12:00
Como são feitas as correções das provas de redação por parte do Cespe?

Os corretores recebem, por dia, um pacote eletrônico com 100 cópias das redações em um computador cadastrado, cujos códigos são reconhecidos a distância. Cada corretor leva em média três horas para fazer o trabalho. Se tiver tempo, pode pedir, no máximo, mais um pacote com o mesmo número de cópias e, portanto, corrigir até 200 redações por dia.

Há um software para ajudar o corretor?

Sim. Ele mostra o texto, sem identificação de autoria, no monitor. Na mesma tela, o corretor visualiza os cinco parâmetros de avaliação definidos pelo edital do exame, onde ele atribui o desempenho avaliado. Cada parâmetro recebe uma nota de até 200 pontos. A soma é feita automaticamente.

Como os corretores são qualificados para a tarefa?

São professores graduados em Português recrutados nas mais diversas regiões. No ano passado, foram contratados três mil corretores e 160 supervisores. Os supervisores receberam treinamento presencial de seis equipes do Cespe em seis estados, embora uma grande parte deles já tenha qualificação anterior. Esse treinamento durou um dia inteiro, com correção conjunta de textos, quando os critérios são compatibilizados e padronizados.

Qual a garantia do bom funcionamento do sistema?

Em cada envelope eletrônico seguem duas redações corrigidas previamente por uma banca de excelência, com nota previamente conhecida pela direção do centro. Se a nota do corretor se distanciar muito da nota da banca, sua avaliação cai; acontece o inverso na proporção direta da aproximação entre sua nota e a da banca. Um corretor que receba pontuação menor que cinco nesse teste é automaticamente desligado da equipe. Além disso, como cada prova é corrigida duas vezes por corretores diferentes, caso a discrepância entre eles fique acima dos 300 pontos (a nota máxima é mil pontos), o texto vai para um terceiro corretor. Se for inferior a 300 pontos, a nota definitiva será a média entre ambas. Neste Enem, Quase 380 mil provas foram corrigidas três vezes.

Quais critérios de controle de qualidade adotados pelo Cespe?

São cinco: 1) as duas redações pré-corrigidas, explicado acima; 2) pré-teste com os corretores pelos quais passam 50 redações com notas já conhecidas. Quem não se sai bem é dispensado; 3) tempo de correção, que não pode ser nem tão rápido, nem tão devagar. Quem entra numa dessas categorias tem a avaliação rebaixada; 4) proibição de um número alto de repetição de notas por parte do mesmo corretor, pois não é possível que as redações só se enquadrem naquelas notas; 5) se o corretor caracteriza as redações, além de certo percentual, como ;fuga ao tema;, seu trabalho pode ser revisado.

Se o sistema é tão bom, por que o Cespe não permite recurso?

Porque, reconhecendo a segurança do sistema, o próprio Ministério Público fez um acordo com o Inep, considerando que a correção por dois avaliadores diferentes, além da possibilidade de uma terceira correção, em caso de notas discrepantes, já equivaleria ao recurso.

Leia também:
Redações do Enem foram corrigidas pelo menos duas vezes

UnB Agência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação