Enem

Polícia Federal indicia dois funcionários de colégio Christus por vazamento

postado em 17/01/2012 12:00
A Polícia Federal indiciou, por estelionato, um professor e um funcionário do colégio Christus, de Fortaleza (CE), pelo vazamento de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O inquérito foi entregue na última sexta-feira (13) ao Ministério Público Federal do Ceará, que vai decidir se apresenta ou não a denúncia. A PF não informou os nomes dos indiciados.

De acordo com a PF, as duas pessoas indiciadas foram indicadas para aplicar o pré-teste do Enem no Colégio Christus. Por conta do vazamento de questões, 1.139 alunos do colégio Christus tiveram 14 questões do exame anuladas.

O Ministério da Educação (MEC), por meio de assessoria de imprensa, diz que vai aguardar o relatório da PF, e espera que ;todas as pessoas que atentaram contra o Enem sejam punidas.;

O caso

O vazamento de questões do Enem 2011 foi confirmado em 26 de outubro, quando alunos do colégio Christus publicaram em redes sociais questões idênticas a itens que haviam sido aplicados durante o exame, três dias antes. Segundo a escola, as questões faziam parte de um banco de perguntas que o colégio recebe de alunos e professores. No mesmo dia, ao constatar os itens iguais, o MEC cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio, e determinou que eles refizessem a prova nos dias 28 e 29 de novembro, quando ela foi aplicada em presídios.

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com una ação judicial para anular o Enem 2011 em todo o Brasil, ou pelo menos as questões que vazaram. Entretanto, a Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões para todos os candidatos que fizeram a prova.

O MEC recorreu da decisão no Tribunal Regional da 5; Região (TRF-5), no Recife. O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, em segunda instância, decidiu que as 14 questões seriam anuladas apenas para os alunos do colégio Christus. Em 16 de novembro de 2011, o TRF-5 decidiu manter a decisão, negando recurso protocolado pelo MPF-CE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação