postado em 29/05/2012 12:00
As inscrições para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram ontem, exclusivamente pela internet, e vão até 15 de junho. Os interessados devem acessar o site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. Na página, é possível acompanhar o calendário relativo ao exame. A confirmação da inscrição só acontece após o pagamento da taxa de R$ 35, por meio de boleto bancário. Alunos da rede pública que estejam concluindo o ensino médio e se declararem de baixa renda serão isentos do pagamento. Já os participantes que atestarem carência socioeconômica terão que comprovar a situação financeira. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet. A previsão do MEC para este ano é de 6 milhões de inscritos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, candidatos com necessidades especiais, como prova em braile, com letra ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxílio ledor e para transcrição, sala de fácil acesso e mobiliário acessível, precisam avisar essas condições no ato da inscrição e dispor de documentos comprobatórios.
Este ano, as provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação. No primeiro dia, sábado, serão realizados os exames de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer os de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. Os portões abrem meio-dia e a avaliação começa às 13h.
Redação
O novo sistema de correção das redações, anunciado na semana passada pelo MEC, prevê dois corretores independentes ; o que já era utilizado nas edições passadas ;, porém, caso haja discrepância de 200 pontos na nota média dos avaliadores, a redação será corrigida por uma terceira pessoa. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos. Caso persista a diferença, uma banca com outros três avaliadores e coordenada por um professor doutor vai servir como instância final. A regra da terceira leitura também será usada em outra situação: se as notas de pelo menos um dos cinco critérios de avaliação do texto tiver discrepância maior que 80 pontos entre as duas correções iniciais.
Fique de olho
; Inscrições: começaram ontem e vão até as 23h59 de 15 de junho
; Taxa: R$ 35, que devem ser pagos até 20 de junho
; Pagamento: feito por meio de boleto bancário, gerado no ato da inscrição
; Isenção: alunos da escola pública e aqueles que declararem problemas socioeconômicos
; Provas: serão realizadas em 3 e 4 de novembro, a partir das 13h. Os portões abrem ao meio-dia.
; Resultados: o gabarito será divulgado em 7 de novembro e os resultados individuais em 28 de dezembro.