Confira o passo a passo para inscrição no Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/06/2012 12:00

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram às 23h59 de hoje (15). A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, é que o estudante não deixe para a última hora. Afinal, o processo de inscrição é composto de várias etapas e exige atenção do candidato.


Para se inscrever, acesse a página do Enem no site do Inep, clique em “Inscrição, faça já a sua”, informe seu número de CPF e a data de nascimento, e siga o passo a passo abaixo:

1. Dados pessoais
Será exigido: o número do documento de identidade, órgão expedidor e o local de emissão; endereço e CEP; telefone de contato e e-mail;
Aqui, o estudante terá a opção de pedir atendimento especial.

2. Opções e senha
Escolha o idioma (inglês ou espanhol), o local de prova (estado e município) e a senha de acesso à página de acompanhamento.

3. Situação escolar
Indique a situação escolar em relação ao ensino médio: já concluído, cursando e conclusão em 2012, cursando e conclusão após 2012 ou não conclui e não estou cursando;
Será exigido o tipo de escola, a série e a modalidade de ensino;
Quem não concluiu o ensino médio em idade adequada e possui mais de 18 anos, pode solicitar a certificação de conclusão do ensino médio, obtida com a nota do Enem.

4. Sua escola
No caso de quem está cursando ou tem a previsão de concluir o ensino médio em 2012, deve ser informado o nome da escola (cada uma possui um código);
Se seu nome não constar na lista de alunos da instituição, será possível assinar eletronicamente uma declaração para atestar que está matriculado.

5. Dados socioeconômicos
Todos os inscritos devem responder um questionário de 25 perguntas (os itens com asterisco são obrigatórios).

6. Confirmação de inscrição
Recomenda-se que a página de confirmação seja impressa e guardada;
O número da inscrição permitirá o acompanhamento da situação no Enem 2012.

Dicas
No dia da prova, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, o candidato deve chegar às 12h;
Serão quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação;
O cartão de confirmação será enviado por e-mail até o dia 26 de outubro ou pode ser adquirido na página de acompanhamento da inscrição. Ele contém o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

Na página do Enem, é possível acompanhar a inscrição: consultar a situação da inscrição, gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, alterar dados cadastrados ou o município do local de prova.
O aluno acessa a página de acompanhamento com o número do CPF e a senha cadastrada no processo de inscrição.

Saiba mais:

>> Levantamento mostra os principais assuntos que caem na prova do Enem

>> MEC anuncia novas regras de correção da redação do Enem 2012

>> Enem 2012: estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota

>> Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa